Foto: Simepar
AGRONEGÓCIO

Morte por raio, vendaval e granizo: tempestades causam destruição no PR

Foto: Simepar
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Nas últimas semanas, os registros de tempestades se tornaram frequentes. E nesta semana não foi diferente. 

Ainda na quinta-feira (26), um homem de 54 anos morreu ao ser atingido por um raio enquanto trabalhava na área rural de São João do Caiuá, há 33 quilômetros de Paranavaí.

De acordo com a Polícia Militar, algumas testemunhas apontaram que estavam colhendo mandiocas em uma propriedade, quando o raio caiu e atingiu a vítima. O homem morreu na hora. 

Em Paranavaí, a estação do Simepar mais próxima ao município, registrou ventos de até 70 km/h e cerca de 15 milímetros de chuva. 

Granizo e ventos extremos

Em Ponta Grossa e Cornélio Procópio as destruições causadas nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) foram por conta de fortes chuvas de granizo e ventos fortes. 

De acordo com o Simepar, em Ponta Grossa, foram registrados 6,6 milímetros de chuva e as rajadas de vento chegaram a 43 km/h. Apesar da estação meteorológica não registrar ocorrências de granizo, os moradores de diversas regiões da cidade afirmaram a chuva com presença de grandes pedras de gelo. 

Cornélio Procópio, que já havia sido atingida por uma tempestade acompanhada por granizo na quinta-feira (26), registrou mais uma tempestade, desta vez um vendaval, com rajadas de vento de até 100 km/h. 

Conforme o Simepar, as chuvas registradas se devem aos sistemas de baixa pressão vindos do Paraguai e Argentina, que reforçam a instabilidade em todo o estado e contribuem para a manutenção dos ventos quentes e úmidos, causadores das tempestades.

(Com Portal da Cidade Paranavaí)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)