Foto: Freepik

Leite continua em pauta: novas iniciativas são discutidas para o desenvolvimento do setor

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Freepik

Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e as equipes técnicas dos dois ministérios se reuniram para retomar às discussões acerca das medidas de fortalecimento dos pequenos e médios produtores de leite brasileiros.

Realizada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nessa semana, a reunião debateu a criação de um programa de melhoramento genético do rebanho, apontado como um gargalo da produção nacional de leite.

 

Por meio de projetos pilotos, os ministérios visam um aporte de material genético, melhorando a raça dos animais de maneira que aumente a produtividade, permitindo aos pequenos produtores, sobretudo da agricultura familiar, sair de crises que o setor vem enfrentando.

“É essencial que discutamos essa pauta, juntamente com o ministro Paulo, pois será uma iniciativa desenvolvida por quatro mãos, Mapa e MDA.”, ressaltou Fávaro.

DECRETO 

Um decreto que fortalece a cadeia produtiva do leite no Brasil foi assinado pelo Governo Federal, no último dia 18. O texto modifica as condições para a utilização dos créditos presumidos de PIS/Pasep e de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) concedidos no âmbito do Programa Mais Leite Saudável do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

As medidas entram em vigor em 90 dias e têm como objetivo fomentar a produção de leite in natura e promover o desenvolvimento da cadeia produtiva leiteira do Brasil. O decreto não ocasiona renúncia de receita tributária.

A CRISE

Dentre os motivos para desencadear a crise do leite no país estão a queda do preço do leite pago aos produtores, os custos elevados de produção e, principalmente, a importação de leite da Argentina e Uruguai em pó.

Sendo o terceiro maior produtor de leite do mundo, o Brasil conta com mais de 34 bilhões de litros por ano, com produção em 98% dos municípios brasileiros, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades. Os produtores de leite geram mais de R$180 bilhões no PIB brasileiro, sendo que 80% dos produtores brasileiros são agricultores familiares.

O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com mais de 4 bilhões de litros e representa a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do estado.

(Com Mapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias