Foto: Gabriel Portella/Sindicato Rural de Cascavel
AGRONEGÓCIO

Fortalecimento! Rural Leite é reativada em Cascavel

Foto: Gabriel Portella/Sindicato Rural de Cascavel
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Na última quarta-feira, 25, Cascavel foi palco de um evento que reuniu produtores de toda a região: o Primeiro Encontro de Produtores de Leite. O evento simbolizou a reativação da Rural Leite, uma entidade histórica no cenário do agronegócio cascavelense.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo Presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, que traçou um resgate histórico da entidade, destacando seu papel fundamental na promoção de mudanças significativas para o setor ao longo dos anos. “A Rural Leite desempenhou um papel muito importante para os produtores de leite de todo o Paraná. Foi através dela que, posteriormente, criou-se o Consoleite Paraná”, afirma.

O encontro contou com palestras, que trouxeram informações sobre a atual situação do mercado de lácteos no Brasil e questões essenciais para os produtores. O Coordenador Administrativo da Pool Leite na Castrolanda, Agnaldo Bonfim Brandt, realizou a primeira apresentação. Um dos pontos de destaque foi a preocupante diminuição do consumo de leite entre crianças e adolescentes, um dado que chamou a atenção de todos os presentes.

Em seguida, o consultor do SEBRAE, Edson Boles, abordou a importância do associativismo na representatividade do produtor de leite, enfatizando a união como um dos caminhos para o fortalecimento do setor.

A reativação da Rural Leite, que estava inativa há mais de 15 anos, é um marco para cerca de 500 produtores do setor em Cascavel, representando quase um terço dos pequenos produtores do município. O evento contou também com a eleição de Antônio Carlos de Queiroz como o novo Presidente da Rural Leite. 

Além dos produtores, o evento reuniu representantes de toda a cadeia de produção, incluindo cooperativas, indústrias, técnicos e órgãos de pesquisa e desenvolvimento, destacando a importância de uma colaboração abrangente para o crescimento sustentável do setor de lácteos.

Para a produtora rural Matilde Machado, o momento é sempre de fortalecimento. “Estamos trabalhando com o leite, estamos unidos e somos várias cabeças pensando uma saída juntos, então isso é muito importante para o produtor”, afirma Matilde.

(Por Sindicato Rural de Cascavel)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)