Dois Vizinhos: governador do Paraná acompanha os trabalhos na cidade após destruição pela chuva
O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior estará nesta segunda-feira (30) no município de Dois Vizinhos para acompanhar os trabalhos na cidade em função das fortes chuvas do fim de semana. Na sequência, sobrevoará a região. O ponto de encontro será no Corpo de Bombeiros de Dois Vizinhos.
A cidade é uma das mais afetadas pelas fortes chuvas em nova sequência de temporais no Paraná. Segundo o Metsul, foram registrados mais de 250 milímetros de chuva em 24 horas. “O Rio Jirau, que corta parte do Bairro Sagrada Família e do Centro-Sul, transbordou, causando inundações e desabrigando muitas famílias.
A Defesa Civil de Dois Vizinhos, o Corpo de Bombeiros e uma rede de voluntários atuaram na ajuda das famílias atingidas. O Rio Jirau submergiu casas e ruas. Centenas de casas foram inundadas, e inúmeras famílias foram forçadas a deixar suas residências em busca de segurança.
Equipes de funcionários da prefeitura, voluntários de clubes de serviço e diversas entidades locais prestam auxílio aos afetados. Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil trabalham no resgate de pessoas e na distribuição de ajuda humanitária. A chuva apenas deste sábado em Dois Vizinhos somou 250 mm. O acumulado em 48 horas chega a 306 mm”, diz o Metsul.
Hoje e amanhã as chuvas continuam. Se não bastasse, desenha-se outro evento de chuva excessiva na região entre a quarta-feira e a sexta da semana que vem.
ÁREA RURAL
Na área rural, aviários foram tomados pela água. Estradas estão bloqueadas, sendo esta uma, mas maiores catástrofes climáticas dos últimos tempos no município.
Em Nova Laranjeiras, casas inteiras foram arrastadas pela enxurrada. Na bacia do Rio Iguaçu, a situação é extremamente preocupante. As cheias fizeram o rio subir rapidamente e muitas famílias ribeirinhas precisaram deixar as suas casas em nome da vida. Em Nova Prata do Iguaçu, o fim de semana também tem sido de muita preocupação. Estradas estão bloqueadas, os acessos estão cada vez mais difíceis. No Sudoeste do Estado os prejuízos estão se multiplicando a medida que o nível da água aumenta. A Defesa Civil segue me alerta e a orientação é para que a população fique atenta às cheias. O volume d’água tem subido rapidamente, o que pode colocar as vidas em risco.
Reconstrução da energia
Mais de 900 profissionais da Copel permanecem em campo para restabelecer a energia em áreas atingidas pelas fortes chuvas em todo o Paraná desde sexta-feira (27). Áreas alagadas dificultam o acesso de equipes da Companhia em diversas regiões. Ao todo, 20,5 mil unidades consumidoras estão sem energia no Estado.
A condição deixada pelas chuvas, especialmente os alagamentos, fez com a quantidade de serviços que precisam ser atendidos pela Copel fique pulverizada em diversas localidades, especialmente em regiões rurais, e com acesso limitado.
Com AEN