ESPECIAIS
Atenção: Inmet emite alerta de perigo para temporais no Sul do País
Para Santa Catarina o alerta é vermelho, significa grande perigo. O Paraná tem alerta laranja, com chance de chuva, granizo e ventos fortes. Neste sábado o estado mais castigado pelas chuvas é Santa Catarina. Na tarde de hoje (07), o Governo do Estado determinou o fechamento da quarta barragem da Usina de Ituporanga. A decisão foi tomada após avaliação técnica de que a barragem poderia perder a operação por conta do alto volume de armazenamento, porém a decisão foi tomada tendo em vista a previsão de chuva e os impactos que poderão ser causados nas cidades do Vale do Itajaí. “Estamos tomando a decisão. Uma decisão difícil, pois temos o risco de perder a operação da barragem, mas estamos aqui para tomar a decisão” destacou o governador.
Situação de emergência
Ainda de acordo com o relatório, subiu para 31 o número de municípios que emitiram decretos de situação de emergência. São eles: Agronômica, Araquari, Lebon Régis, Jaborá, Rio do Sul, Aurora, Rio do Oeste, Laurentino, Rio Negrinho, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Campos Novos, Frei Rogério, Monte Carlo, Brunópolis, Curitibanos, Corupá, Presidente Getúlio, Itaiópolis, Canoinhas, Papanduva, Mafra, Tangará, Vargem, Mirim Doce, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, São Cristóvão do Sul e Erval Velho.
Em alguns municípios chegou a chover 130 milímetros em 24 horas. A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina já encaminhou aos municípios de Rio do Sul, Erval Velho, São Bento do Sul, Canoinhas e Aurora 4.296 itens de assistência humanitária. Santa Catarina está com 63 abrigos abertos em 32 municípios.
No município de Rio do Sul,conforme a Defesa Civil, o nível do rio chegou a 7.59 metros por volta das 11h30. Ruas estão alagadas e abrigos foram montados para atender a população.
Paranaenses em atenção
No Paraná, além do Inmet, o Simepar também emitiu alertas para temporal. As chuvas podem chegar a mais de 50 milímetros em vários setores, com possibilidade de rajadas de ventos que novamente podem passar de 100 km/h.
Cascavel, no Oeste do Estado, ainda se recupera do tornado. Centenas de telhas foram distribuídas pela Defesa Civil, que segue o atendimento durante o fim de semana. O telefone para emergência é o 199.
(Com Defesa Civil de SC e Inmet)