Atenção: Cascavel registra 1º caso de raiva em cachorro
A Secretaria de Saúde de Cascavel, no Oeste do Paraná, confirmou nesta sexta-feira (13), o primeiro caso de raiva em cão, fato, até então, inédito no município.
O cachorro, da raça Pitbull, pertencia a uma família moradora do bairro Parque São Paulo. O animal foi encaminhado pelos tutores para uma clínica veterinária particular, onde, diante dos sintomas, os profissionais desconfiaram da possibilidade de raiva. Houve coleta de material e o laudo confirmou a doença. O cachorro foi submetido a eutanásia.
A suspeita é de que o animal tenha tido contato com um morcego, o que ainda está sendo apurado. A 20ª Regional de Saúde e o Município de Cascavel também informaram que outros pets e pessoas que estiveram contato com o cão estão passando por exames.
O Pitbull, conforme informações repassadas durante a entrevista coletiva das autoridades, havia sido vacinado contra a raiva. Outros detalhes ainda estão sendo apurados.
O cachorro apresentou salivação extrema, paralisia de músculos faciais e parou de se alimentar.
MEDIDAS
Emergencialmente o Município colocou em prática algumas medidas. Uma delas foi a delimitação de um raio no bairro onde residia o cachorro infectado. Visitas pela vizinhança estão sendo feitas para verificar a vacinação de cães e gatos. Os animais sem comprovação estão sendo imunizados.
Segundo a Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Secretaria de Estado da Saúde, a situação da raiva em cães no Paraná passou anos com os registros zerados. O último registro foi em 2015. O status do estado para a raiva em cães é controlado desde 2005. Em 2019 foi registrado um caso de raiva transmitida de um morcego para um felino.
VACINA
A recomendação para a população é manter a vacinação dos pets em dia. A Raiva é uma doença dos animais mamíferos que pode ocorrer nos homens, portanto, uma zoonose. É causada por vírus, sendo mortal tanto para os homens quanto para os animais.
TRANSMISSÃO
A transmissão da raiva ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão. No Brasil, o principal animal que transmite a raiva ao homem é o cão. O morcego hematófago é um importante transmissor da Raiva.
Sinais indicativos da raiva animal
– mudança de hábitos
– mudança de comportamento
– salivação abundante
– dificuldade para engolir
– mudança de hábitos alimentares
– paralisia das patas traseiras