Foto: Prefeitura de Dois Vizinhos
Boletim Climático

Alerta de chuva forte será mantido durante toda semana no Paraná

Foto: Prefeitura de Dois Vizinhos
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O alerta de chuva forte será mantido durante toda a semana no Paraná, de acordo com o Simepar. Na manhã desta segunda-feira (30), em boletim, o meteorologista Lizandro Jacóbsen afirmou qe no período da manhã o tempo fica firme e até pode aparecer o sol. Porém à tarde a chuva volta a atingir várias cidades.

“Nesta segunda, o tempo permanece instável, ainda há previsão de chuva em praticamente todas as partes do estado. Segue mantido alerta de chuva durante toda semana”, ressaltou o meteorologista.

Nas regiões norte e noroeste, apesar das chuvas, os termômetros devem passar dos 30°C, como em Paranavaí, Jacarezinho e Umuarama.

Ainda há previsão de pontos de alagamento.

Chuvas no fim de semana

Além da chuva forte, o Paraná registrou mais um tornado. Em São José da Boa Vista, na região norte do Paraná, um tornado assustou a população. Imagens foram flagradas. Os ventos fortes causaram muita destruição. A área rural foi a mais atingida. Houve queda de de árvores, casas foram destelhadas e uma cooperativa também teve prejuízo.

Houve destruição em estruturas da Cooperativa Agropecuária Familiar do Leste Pioneiro (Coaflep). Um dos fatos que mais chamou a atenção foi o tombamento de um caminhão, o que evidencia a força das rajadas de vento. Um automóvel foi atingido por parte da cobertura que caiu.

O tornado atingiu também o Paraguai. Segundo o Metsul o fenômeno foi registrado na área de Mbocayaty del Yhaguy, situada no departamento de Cordillera, no Paraguai. De acordo com a imprensa de Assunção, não há informações de danos pelo fenômeno, embora várias localidades da região tenham sofrido com estragos em consequência das tempestades severas que afetaram a zona ao longo do dia.

O município de Dois Vizinhos é um dos mais afetados pelas fortes chuvas em nova sequência de temporais no Paraná. Segundo o Metsul foram registrados mais de 250 milímetros de chuva em 24 horas. “O Rio Jirau, que corta parte do Bairro Sagrada Família e do Centro-Sul, transbordou, causando inundações e desabrigando muitas famílias.

A Defesa Civil de Dois Vizinhos, o Corpo de Bombeiros e uma rede de voluntários atuaram na ajuda das famílias atingidas. O Rio Jirau submergiu casas e ruas. Centenas de casas foram inundadas, e inúmeras famílias foram forçadas a deixar suas residências em busca de segurança.

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)