Foto: IDR-PR
INFRAESTRUTURA

Temporal deixa Porto Seco e Ferroeste no escuro

Foto: IDR-PR
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Os temporais dos últimos dias atingiram também setores diretamente ligados à logística do Agro do Oeste do Paraná. No domingo (03), com os fortes ventos, uma árvore caiu sobre a rede interna da Ferroeste, em Cascavel, causando queda de energia na portaria e também na estrutura da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), onde funciona o Porto Seco. 

Na Ferroeste, a queda de energia prejudicou somente a portaria. Já no Porto Seco, as 48 horas de interrupção no fornecimento de energia, gerou uma série de transtornos. O serviço não chegou a ser paralisado, mas ficou bem mais lento. Por falta dos computadores, no escritório o trabalho precisou ser realizado manualmente, em formulários.  

Outro grande problema foi o fato de que a estrutura depende de poço artesiano. Sem luz, o porto seco ficou também sem água. Para as necessidades básicas, o socorro veio de uma cisterna. 

No pátio do Porto Seco, os motoristas dos caminhões que fazem as cargas e descargas, também enfrentaram dificuldades. Sem água e sem energia, o uso do banheiro ficou comprometido. 

A Copel prestou atendimento ontem, mas não conseguiu de imediato solucionar o problema, tendo em vista a alta demanda de chamados em decorrência de temporais simultâneos na região. Hoje o serviço foi retomado. No caso do Porto Seco, a Copel informou no fim da tarde desta terça-feira (05), que aguarda conclusão da manutenção da rede interna do cliente para poder religar a energia no local.

O Porto Seco CODAPAR Cascavel é um terminal alfandegado de uso público, que atua no desembaraço aduaneiro de produtos importados ou exportados do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. A estrutura é um canal que possibilita as importações e exportações das indústrias e agroindústrias da região, via Porto de Paranaguá e aeroporto internacional Afonso Pena.

O Porto Seco atua na prestação de serviços públicos de movimentação e armazenagem de mercadorias de cargas gerais, carga sólida e granel. Recebe sob controle aduaneiro, mercadorias importadas e as destinadas à exportação para execução dos serviços relativos aos processos aduaneiros.

A estrutura conta com armazém para cargas, câmara frigorífica para inspeção de cargas pelo MAPA, estruturas administrativas do Porto Seco, MAPA e Receita Federal.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)