Foto - Adapar
TECNOLOGIA

Sistema promete informações atualizadas sobre ocorrência de pragas no Paraná

Foto - Adapar
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

O Paraná, um dos principais protagonistas do setor agrícola no Brasil, está avançando no combate às pragas que afetam sua economia. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) deu um passo significativo ao desenvolver um novo sistema de informação que monitora a ocorrência de pragas em amostras vegetais no estado.

O Sistema de Informação de Ocorrência de Pragas em Vegetais inicialmente foi criado com base nos resultados das análises de amostras enviadas por fiscais, agrônomos, técnicos agrícolas, pesquisadores e produtores/proprietários ao laboratório da Adapar – Centro de Diagnóstico “Marcos Enrietti” (CDME), no período de 2018 a 2022. Esses dados foram compilados, organizados e transformados em informações valiosas sobre pragas que afetam as culturas no Estado do Paraná.

Projeto foi criado por servidoras públicas 

Desenvolvido pelas engenheiras agrônomas Patrícia Wyler e Roberta M. Scremin, o sistema é fruto do trabalho de conclusão do curso de Especialização em Economia Rural, uma cooperação entre o Estado do Paraná, por meio da Escola de Gestão e a Unioeste. Essa parceria permitiu que as servidoras combinassem seus conhecimentos teóricos e práticos, resultando em um sistema abrangente, com o objetivo principal de impulsionar a produtividade agrícola, reduzir perdas e melhorar a renda dos agricultores.

Essas informações capacitam os usuários a adotarem medidas para proteger suas plantações de maneira mais efetiva, auxiliando na tomada de decisão. A interface intuitiva permite que os usuários visualizem as pragas diagnosticadas nas plantações por município e acessem dados históricos, facilitando o monitoramento e o planejamento de ações futuras. Com base nos diagnósticos realizados pelo CDME, o sistema disponibilizará dados atualizados sobre a ocorrência de pragas em diferentes culturas.

 

 

O sistema é recomendado a todos os agricultores, produtores rurais e profissionais do setor agrícola. A ação reforça o compromisso da Adapar em fornecer soluções inovadoras para o desenvolvimento e proteção das lavouras paranaenses.

O sistema foi criado com base nos dados de resultados de análises de amostras enviadas por fiscais, agrônomos, técnicos agrícolas, pesquisadores e produtores/proprietários ao laboratório da Adapar, que foram compilados, organizados e transformados em informações valiosas sobre pragas que afetam as culturas no Estado do Paraná.

O objetivo principal do sistema é fornecer informações atualizadas sobre a ocorrência de pragas em vegetais no estado. Com uma interface intuitiva e de fácil utilização, agricultores, técnicos e demais profissionais do setor agrícola terão acesso rápido e eficiente a essas informações cruciais.

Clique para acessar o sistema.

(Com Adapar)

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)