Foto: Reprodução

Quer adotar um animal filhote? Então você precisa seguir essas orientações!

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Reprodução

Eles são fofos, peludos e amam brincar, afinal atire a primeira pedra quem nunca quis que seu filhote crescesse né?! Ninguém resiste a um filhote. Se você é um tutor de primeira viagem ou deseja adotar mais um animal, trouxemos dicas imperdíveis para o cuidado com o seu peludo, baseados na Medicina Veterinária Integrativa. Para nos explicar sobre o assunto, convidamos a médica veterinária, Esp. Lia Anjos. Veja a seguir:

Como deve ser o Ambiente em que o filhote deve ficar? 

Ele deve ter um local adequado e limpinho para ficar, no qual os potinhos de alimentação devem estar afastados do local onde faz as necessidades. E claro, uma caminha confortável para ele poder descansar.

O filhote pode ter contato com outros animais? 

Inicialmente o contato do filhote com outros animais não é permitido, justamente porque eles ainda não possuem imunidade adequada.

Quais cuidados devemos ter com o filhote antes do protocolo vacinal e vermifugação? 

Procurar que o animal esteja estável se alimentando bem para que possa ser iniciado o protocolo vacinal. O filhote não pode estar vomitando e nem com as fezes moles.

Qual alimentação é ideal para os primeiros meses de vida do filhote? 

A alimentação natural é muito bem-vinda para os filhotes, trazendo assim um bom desenvolvimento para sua imunidade, ossos, pelo e pele, trazendo benefícios.

Filhote pode tomar banho? 

Inicialmente o banho deve ser dado em casa com água morna e shampoo/sabonete neutro. Mas atenção: O banho deve ser dado somente quando necessário.

Vale ressaltar que: 

-O filhote deve ter uma suplementação adequada;

-Deve ser alimentado de 3 a 4 vezes por dia;

-Deve ter água fresca à vontade;

-O animal precisa de brinquedos para o desenvolvimento neurológico; -Precisa tomar sol (pois traz uma reação no pelo após a lambedura) com absorção da vitamina D.

E por último, mas não menos importante…

Ter um animal de estimação é uma tarefa muito importante, no qual o tutor deve estar disposto a dar toda atenção merecida que o filhote precisa. Além disso, deve-se atentar a higiene das partes íntimas fazendo a limpeza sempre com um lencinho.

Dica extra de higiene: Usar um paninho úmido com vinagre de álcool para limpeza, pois o mesmo evita proliferação de bactérias e fungos, vale ressaltar que não vai desenvolver alergia porque não tem cheiro. E se quiser colocar uma gotinha de óleo essencial para deixar seu filhote mais calmo também pode!

Atendimento no Hospital Veterinário UNIGUAÇU

O Hospital Veterinário UNIGUAÇU, pode te ajudar a cuidar do seu filhote desde os primeiros meses de vida. Basta agendar uma consulta pelo telefone: (45) 3565-3037.

Acompanhe nas redes sociais: @hvu.uniguaçu

Com Assessoria

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias