Pedras de boi são cálculos biliares bovinos, formados na vesícula biliar do animal.
CURIOSIDADES

Polícia investiga roubo de R$ 2 milhões em pedras de boi

Pedras de boi são cálculos biliares bovinos, formados na vesícula biliar do animal.
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

 

Uma carga milionária foi levada por criminosos durante um assalto registrado na rodovia Brigadeiro Faria Lima em Barretos, São Paulo. O conteúdo? Dois quilos e setecentos gramas de pedras de boi.
A carga um tanto curiosa era transportada por funcionários de uma empresa de exportação, que foram rendidos por dois homens armados e levados até um canavial à beira da estrada onde foram amarrados.
A Polícia Civil investiga o caso e a suspeita é de que se trata de uma quadrilha especializada no roubo de pedras de boi. Ainda de acordo com a polícia o roubo do produto é um crime recorrente na região. Pelo menos um roubo desse tipo é investigado a cada ano.
O tamanho, a cor, o formato e a condição da pedra, se inteira ou quebrada, influenciam o seu valor que pode chegar a 50 dólares o grama, no caso de pedras grandes e de alta qualidade.

O que são pedras de boi?
As pedras de boi são cálculos biliares bovinos, formados na vesícula biliar do animal.
São massas duras que se formam na vesícula. A bile é um líquido produzido pelo fígado que ajuda na digestão de gorduras. Quando a bile contém uma quantidade excessiva de colesterol, sais biliares ou bilirrubina, pode ocorrer a formação de cristais.
Normalmente, a bile dissolve esses cristais e os elimina do corpo do animal sem causar problemas.
Porém, em alguns casos, os cristais podem se unir e formar cálculos biliares. Os cálculos podem variar em tamanho e cor. As cores mais comuns são amarelo-claro, verde-escuro e marrom.
A medicina oriental utiliza-as para o tratamento de doenças respiratórias, convulsões, desmaios, febre e várias outras doenças. Dezenas de drogas da medicina tradicional chinesa podem utilizar as pedras de boi na sua composição.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)