INFRAESTRUTURA
MS terá nova usina de etanol de milho
O estado do Mato Grosso do Sul vai ganhar mais uma fonte de energia renovável: uma usina de etanol de milho, em Sidrolândia. Ao todo, estão sendo investidos R$ 1,2 bilhão na construção.
De acordo com a empresa responsável, espera-se que a construção da usina esteja concluída até o segundo semestre de 2024. Durante o período de obras, mais de 2 mil empregos temporários serão gerados e quando a usina já estiver em funcionamento serão proporcionados cerca de 400 empregos efetivos.
Além disso, a chegada da nova usina promete fomentar o mercado local de commodities ao transformar, também, o sorgo em biocombustível. Isso contribuirá para a verticalização da matéria-prima e abrirá portas para uma produção mais eficiente, aumentando a renda e promovendo o desenvolvimento econômico sustentável.
Vinda do Paraguai, a iniciativa das usinas de etanol de milho começou suas operações no Brasil em 2018 e hoje já possui três unidades operacionais, sendo duas no Mato Grosso e uma no Mato Grosso do Sul. Ao todo, a empresa responsável, a Insapa, já possui seis plantas no ramo das energias renováveis.
- Produtores sinalizam substituir milho por algodão em MT
- Você sabe o que é gotejamento subterrâneo? Tecnologia tem revolucionado produção de pastagem
Mundo sustentável nos trilhos
Seguindo a linha das matrizes energéticas limpas e sustentáveis, a empresa também investiu R$ 100 milhões na aquisição de 50 vagões e duas locomotivas. Essa iniciativa visa dobrar a capacidade de transporte de etanol por via férrea, tornando o transporte mais eficiente e sustentável.