Foto: Reprodução
editoriais

Indústrias avícolas do Vale do Taquari clamam apoio para retomar a produção

Foto: Reprodução
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) divulgou o balanço dos prejuízos gerados pelo temporal que atingiu o Rio Grande do Sul. O Vale do Taquari, região mais afetada, tem papel relevante na atividade, com uma participação de

21% na produção de aves e seus derivados, distribuída, em seis indústrias.

O primeiro levantamento aponta para um prejuízo estimado de R$220 milhões. No valor estão incluídos danos nas estruturas de indústria, aviários, mortalidade de animais, genética, logística, danos elétricos, máquinas, equipamentos e mercado.

As indústrias e produtores afetados ainda estão contabilizando, de forma mais detalhada a dimensão do prejuízo, mas para isso são necessárias diversas avaliações mais técnicas de equipamentos, maquinário e estruturas.

“Realmente, é um momento crítico para a região e para as indústrias e produtores impactados drasticamente com esta situação, o amparo governamental e de outras instituições será extremamente necessário e vital para a retomada!”, avalia José Eduardo – presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs).

As entidades avícolas também manifestam solidariedade e apoio a toda comunidade do Vale do Taquari e outras regiões afetadas.

À ESPERA DE APOIO

As indústrias não tiveram apenas danos materiais. Responsáveis pela geração de milhares de empregos, a preocupação se concentra em manter os postos de trabalho e assim continuar contribuindo com a economia. “As indústrias vão precisar de apoio financeiro, com linhas de crédito específicas para retomar o crescimento. Estamos em contato com os governos do Estado e Federal, através da Associação Brasileira de Proteína Animal. O apoio é incondicional. Os relatos de quem passou pela tragédia são muito duros, com perdas inestimáveis de produção, estrutura, mercado e pessoal”, observa José Eduardo.

Indústrias avícolas do Vale do Taquari
Indústrias avícolas do Vale do Taquari

47 MORTES E 8 DESAPARECIDOS

As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 47 mortes no Rio Grande do Sul. Confira abaixo o balanço da Defesa Civil até as 12h desta terça-feira (12/9) sobre as ações de resgate nas localidades atingidas.

Neste boletim, o número de pessoas desaparecidas no Vale do Taquari foi atualizado, após a revisão e a investigação da Polícia Civil, que realizou uma busca ativa em cada família em que haveria alguma pessoa com paradeiro incerto. No total, foram identificados oito desaparecimentos. Os demais 38 casos reportados pelos municípios na semana anterior acabaram descartados.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)