ESPECIAIS
Chuva forte volta ao Rio Grande do Sul e piora situação de cidades atingidas por ciclone
A chuva forte voltou a atingir nesta quarta-feira (13) a região afetada pelo ciclone extratropical que passou pelo Rio Grande do Sul há uma semana e deixou 47 pessoas mortas. Ainda há, no estado, nove pessoas desaparecidas.
Em Lajeado, cidade onde foi montado um hospital de campanha para atender os moradores afetados, choveu forte durante a noite e a manhã desta quarta. O Rio Taquari, que causou as cheias da semana anterior, voltou a subir e chegou ao nível de 16 metros, três metros acima do nível normal. Não há estragos registrados, mas a chuva preocupa moradores da cidade que desejam voltar para casa, além de atrapalhar o trabalho de voluntários que estão na cidade para ajudar na limpeza e reestruturação das moradias.
Em Arroio do Meio, na mesma região, houve chuva de granizo. De acordo com a Defesa Civil e a prefeitura da cidade, ninguém precisou sair de casa.
De acordo com a Climatempo Meteorologia, houve chuva volumosa também em cidades das regiões Sul, Litoral Norte, Fronteira Oeste e Região Metropolitana de Porto Alegre. Na Capital, choveu mais de 30 milímetros durante a madrugada e o início da manhã. Moradores relatam falta de luz em diversos pontos da cidade. As concessionárias de energia elétrica do estado ainda não têm dados consolidados sobre a queda de luz.
Em Alegrete, na Fronteira Oeste, a chuva atingiu voluma de maisde 60mm. Em Mostardas, no Litoral Norte, e Camaquã, na Região Sul, passou de 55 milímetros.
Alerta Vermelho
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas vermelhos para a chuva forte no Rio Grande do Sul. Os avisos são válidos até o meio-dia desta quarta-feira.
No Vale do Taquari, a região mais afetada pelos temporais da semana passada, choveu durante toda a madrugada
Em razão do aumento do nível de rios como o Ibirapuitã e o Uruguai, pelo menos 800 pessoas estão fora de casa na Fronteira Oeste e no sul do Estado.
Municípios do sul do RS suspenderam as aulas nesta quarta-feira em razão da previsão de temporais
No sul do Estado, a BR-116 apresenta bloqueio no km 386, próximo de Camaquã.
Atualização do boletim na manhã desta quarta-feira:
As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 47 mortes no Rio Grande do Sul. Confira abaixo o balanço da Defesa Civil até as 7h desta quarta-feira (13/9) sobre as ações de resgate nas localidades atingidas.
Óbitos: 47
Bom Retiro do Sul: 1
Colinas: 2
Cruzeiro do Sul: 5
Encantado: 1
Estrela: 2
Ibiraiaras: 2
Imigrante: 1
Lajeado: 3
Mato Castelhano: 1
Muçum: 16
Passo Fundo: 1
Roca Sales: 11
Santa Tereza: 1
Desaparecidos: 9
Arroio do Meio: 1
Encantado: 1
Lajeado: 2
Muçum: 4
Roca Sales: 1
Pessoas resgatadas: 3.130
Municípios afetados: 98
Desabrigados registrados: 4.794
Desabrigados no momento: 2.318
Desalojados: 20.517
Afetados: 342.605
Feridos: 925
Com Agências e governo do Rio Grande do Sul