Foto: Envato
ESPECIAIS

Agricultura familiar: crédito é disponibilizado para incentivo a produtores rurais do MT

Foto: Envato
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A comitiva do Governo Federal composta pelos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, lançou fundos e programas destinados aos produtores rurais do estado.

No evento, realizado na semana passada, foram lançados e assinados contratos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Irrigação e FCO Mulher Empreendedora) para o Estado de Mato Grosso. Também foram assinadas as adesões ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que prevê a compra de alimentos oriundos da agricultura familiar e ao programa Mais Alimentos que concede crédito rural para aumentar a produção e a produtividade na agricultura familiar. Outro contrato assinado foi de credenciamento de depósito de terceiros para armazenamento de produtos do Governo Federal.

As assinaturas para criação de assentamentos rurais e o termo de compromisso para construção de nova sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), também foram destaques na cerimônia realizada.

Contextualizando sobre o Plano Safra da Agricultura Familiar, o ministro Paulo Teixeira afirmou que “caberá à agricultura familiar diversificar a produção alimentar e recuperar a produção alimentar da cultura do povo brasileiro”. O plano reserva R$ 77,7 bilhões para esse segmento produtivo, maior valor da história, com juros de no máximo 6%, podendo chegar a 0,5% ao ano no caso, por exemplo, de assentados da reforma agrária.

Com Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)