Foto: José Carlos
AGRICULTURA

Agricultores que lideram produção de urucum no Paraná lutam por reconhecimento de indicação geográfica

Agricultores líderes de produção de urucum no Paraná lutam por reconhecimento
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Um grupo de produtores rurais e lideranças do Noroeste do Paraná trabalha pela Indicação Geográfica (IG) do urucum de Paranacity.

“O urucum, cujo pó das sementes é popularmente chamado de colorau ou colorífico, tem propriedades condimentares e tintoriais. É usado como tempero, como corante natural na indústria alimentícia, na indústria cosmética, têxtil, entre outras possibilidades. Devido à grande produção do fruto, desde 2022 Paranacity tem sido denominada como capital paranaense do urucum”, afirma o produtor José Carlos Gusman.

O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

A expectativa é que o pedido de reconhecimento no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) seja protocolado ainda este ano. Entre as etapas que antecedem a solicitação no INPI, estão em andamento os estudos para a comprovação de espécie, delimitação da área geográfica e o desenvolvimento do Caderno de Especificações Técnicas.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Urucum de Paranacity (Aprucity), Jair May, o grupo está aprimorando técnicas para conseguir o IG por Indicação de Procedência. “Seria um reconhecimento para o nosso ‘saber fazer’ e que pode agregar valor ao nosso produto”, disse. A associação tem 42 integrantes.

Destaque

Paranacity e Cruzeiro do Sul lideram a produção de urucum do Paraná e formam a terceira maior região produtora do Brasil, com 600 hectares de urucuzeiros plantados.

Nós preparamos um vídeo para explicar um pouco mais sobre a planta e o pedido de indicação geográfica. Confira AQUI.

Com informações do Portal da Cidade

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)