Boletim Climático
Tchau agosto. Setembro deve chegar trazendo chuva
Se agosto foi o mês do calor, setembro será o mês da chuva. Essa é a previsão para boa parte do Paraná, nos primeiros quinze dias. “De 15 dias, cerca de 11 serão de chuva. E ela deve vir em boa quantidade, com índices acima da média e principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Santa Catarina, Paraguai e Argentina. E pode trazer transtornos, como vento, granizo e no caso das lavouras, doenças pelo excesso de umidade”, alerta o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho.
A chuva pode ter início na noite de sábado, mas na segunda se intensifica centro-oeste. Os períodos de tempo seco serão de curta duração, e por isso, o produtor precisa se organizar para atuar se necessário, nos intervalos entre os dias de chuva. As temperaturas devem seguir acima da média.
- Produto de qualidade: confiança e controle sanitário impulsionam Brasil no mercado internacional
- Polícia apreende máquinas usadas para desmatamento ilegal no MT
O Simepar prevê para amanhã (31) tempo fica instável no noroeste do Estado, próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul. Chove em vários momentos do dia. No Oeste e no Norte paranaense há possibilidade também de pancadas de chuva ocasionais. Amanhece com nevoeiros entre os Campos Gerais e a RMC, mas ainda durante a manhã o sol aparece. No sudoeste e no sul poucas nuvens.
E assim como Coutinho, meteorologistas do Simepar também apontam chuva a partir de sexta-feira no Oeste e Sudoeste e nas outras regiões, tempo estável.
Setembro é um mês de transição do inverno para a primavera e que marca o aumento nas temperaturas. E chega trazendo expectativa de chuva.
(Com Simepar)