AGRONEGÓCIO
Suas cotações e compras estão bagunçadas? Calma que a Prisma tem uma solução eficiente para resolver isso
Se você é do setor do agronegócio e atende empresas, certamente trabalha aí com processos de cotações e compras, mas ele está organizado? Se a resposta for não, saiba que a Prisma tem a solução perfeita para organizar tudo isso com um sistema simples que vai te ajudar muito nas tarefas diárias, o nome para acabar com esse problema é “Minhas cotações”, uma proposta que vai potencializar seus resultados.
E hoje as empresas enfrentam muitas dificuldades no sentido dessa organização: “Os desafios são inúmeros. Para focar nos principais que tem sido dor para os clientes é basicamente ter a garantia de que vou tratar com os principais prestadores do mercado. Eu vou então interagir com o melhor fornecedor possível para aquela minha demanda. Eu tenho um ajuste de time, então a minha cadeia de suprimentos ela tem que funcionar como um relógio. Eu tenho que ter a minha demanda de vendas, eu tenho que estar consumindo material que faz a minha empresa girar e em cima disso eu preciso ter então todo um cronograma de compra e de recebimento acontecendo de maneira a atender essa essa minha necessidade, seja uma manufatura, seja uma venda direta. Se a gente pensar, então em não ter uma empresa funcionando dessa forma, onde a minha demanda de produto não chega na hora certa, não atende a minha venda, não atende minha produção vai acontecer, o cenário já inevitável, eu vou pagar caro, eu vou comprar fora de prazo, eu vou ter que sair dizendo a palavra que ninguém gosta de ouvir, que é urgente. Eu vou pagar um preço que eu não precisaria pagar. Eu vou muitas vezes comprar errado, eu vou armazenar um estoque que eu não precisaria, eu vou ocupar um espaço desnecessário. Então, essas situações basicamente são a diferença entre o sucesso e o fracasso no negócio”, explica Cleiton Marmetini, Consultor Implantação Especialista em Mercado e Suprimentos da Prisma.
- Seguro Rural: Saiba quais são os incentivos do Plano Safra do Paraná
- Déficit da armazenagem é o fantasma da vez: Brasil produz com excelência, mas falta infraestrutura
Mas para fugir desse cenário caótico e evitar gastos desnecessários há um cenário ideal que você pode ter aí na sua empresa.
“Posso ter um cenário onde o ideal é que eu sempre busque o melhor preço, sempre tente cotar da melhor forma, buscar o melhor valor para pagamento. Tem casos onde o meu foco vai ser ter uma negociação a longo prazo, um fornecedor sólido, um fornecedor recorrente que me atenda as necessidades, mas alguns pontos eu não tenho como fugir, então eu não tenho como ter um bom processo de compra sem atender essas premissas, que é eu conseguir interagir com os fornecedores, conseguir obter deles um preço, saber que eu vou estar com as melhores negociações na minha mão, poder escolher as melhores. Tendo essas informações eu consigo analisar isso de maneira rápida. Eu preciso mastigar isso internamente. Então, se eu cotei com dez fornecedores, eu não posso demorar muito para ter de fato o meu melhor fornecedor e bater o martelo, apertar a mão dele e realizar a compra com ele. Fazendo isso, eu conseguindo ser ágil então em tomar os preços e definir o melhor fornecedor também eu preciso ser ágil em dar essa resposta, alinhar a minha necessidade de pagamento, o meu fluxo de caixa, a minha demanda de produto com a expectativa do fornecedor. Eu espero receber a mercadoria em tal data e pagar tal preço. Eu preciso que você também agora entregue essa mercadoria nessa data por esse preço e aí a cadeia de suprimentos está se formando”, detalha Cleiton.
E essa otimização na hora da compra é fundamental para agilizar o processo dentro da empresa e claro evitar desgastes nas empresas.
“Um ponto bastante fundamental, pensando em agronegócio, é o espaço eu não posso ter uma perda de otimização de espaço. Eu não posso comprar o que eu não posso armazenar. Também não posso comprar o que vai estragar armazenado o fluxo de caixa próximo a saúde de uma empresa depende também dela poder pagar, ela ser sustentável financeiramente. Não adianta eu ver que o negócio está bom, eu vou comprar para um ano inteiro, mas como você vai pagar por isso? Em cima disso também a garantia doa melhor compra, não necessariamente o melhor preço, mas talvez a melhor qualidade de produto e melhor prazo de entrega. Então o conceito de melhor e de ideal fica nisso. Quanto eu vou comprar a cada? Quanto tempo eu vou comprar? Quanto eu vou pagar? E se essa mercadoria de fato atende a minha necessidade”, disse Cleiton.
E foi justamente por isso que a Prisma criou o “Minhas cotações”, uma solução ideal para o cliente, para o parceiro que deseja ter essa assertividade.
“A Prisma ela traz soluções de mercado para toda essa cadeia de suprimentos. A gente identificou alguns problemas sérios quando eu falo em interação com o fornecedor, eu saio da plataforma aqui da minha gestão empresarial, saio do meu sistema, onde os meus colaboradores estão trabalhando e preciso tomar preço, preciso interagir com o fornecedor, com alguém que está extra ambiente empresarial. O meio de comunicação hoje em dia não é problema. É muito fácil contatar alguém, eu interagir com alguém, eu tenho infinitos meios de comunicação. A dificuldade é você ter isso de forma estruturada, ter isso organizado, interagir com esses fornecedores, obter esses parâmetros de preço, de prazo, condição. E aí que vem a solução minhas cotações, a nossa ferramenta que ela dá para a empresa compradora, para os colaboradores do setor de compras, a possibilidade de criar uma estrutura organizada de quais são os fornecedores melhores para um determinado material da compra, seja produto ou serviço. Fazer uma interação com esse fornecedor eu sinalizo por força, dor. Eu preciso comprar o seu material e os fornecedores, seja um fornecedor exclusivo ou vários em paralelo, eu ter garantia, então o fluxo dessas informações, ter a possibilidade de maneira rápida e assertiva, definir a melhor compra para o meu negócio, fazendo o fechamento desse processo de compra, efetivando uma negociação também de maneira rápida, quanto antes, praticamente de imediato, já poder sinalizar o fornecedor. Estou adquirindo essa mercadoria e você a partir desse momento, já pode estar trabalhando com a sua cadeia de fornecimento”, detalha o consultor da Prisma
E além de toda essa solução da Prisma, o”minhas cotações” é adaptada para atender a demanda de cada empresa, trazendo ainda mais eficiência para seja qual for a sua necessidade.
“Cada produto que uma empresa trabalha, seja compra para a manufatura, seja uma revenda, ou seja uma compra para uso interno, cada produto desse tem o seu comportamento. Então quando é feita uma estrutura de análise de reposição, uma estrutura de gestão de compras e de recebimento e estocagem, cada produto tem um tratamento específico, aí já entram questões de análise mesmo do ambiente da empresa, de dimensionamento, de como está o cenário atual, como é o cenário ideal para cada área, para cada tipo de produto. Há um produto que é de uso interno para empresa, um produto que é insumo de uma manufatura, um produto que é revenda, todo esse ecossistema trabalha de maneiras diferentes, mas a gente consegue colocar nessa estrutura de processo de compra e cotação”, finaliza Cleiton.