Foto: Prefeitura de Cascavel/Reprodução

Soluções inovadoras para avicultura ganham destaque em Cascavel

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Prefeitura de Cascavel/Reprodução

Dois projetos que tem a avicultura como fonte de produção ganharam destaque pela originalidade e excelência. As empresas AveTools e Instalight apresentam ao mercado algumas de suas soluções inovadoras, econômicas e viáveis. Elas têm parceria com a Fundetec, em Cascavel, região Oeste do Paraná.

A AveTools desenvolveu um sistema de monitoramento para avicultura em tempo real de tudo o que acontece no ambiente de um aviário. Desde a emissão de gases, consumo de água, temperatura ambiente, controle de doenças, com processos de automação, incluindo sensores para coletar dados, algoritmos de processamento, classificação e diagnóstico; informações fundamentais para o produtor obter um melhor manejo das aves. Sem contar a redução do tempo,  permitindo todo o acompanhamento em tempo real via aplicativos.

Para a fundadora da empresa, Rosemeire Silva, a parceria com a Fundetec foi a realização de um sonho. “Estar com eles é a validação de que estamos fazendo um trabalho correto”, completa.

Por falar em automação, aplicativos e modernidade, a outra incubada que deu um salto de qualidade e apresenta vantagens consideráveis ao mercado é a Instalight. Com o ousado objetivo de mudar uma realidade a empresa se debruçou no desafio de tornar os aviários autossustentáveis com economia cinco vezes maior e 30% mais eficientes.

Para se ter uma ideia o equipamento instalado não queima lenha, nem produz gases tóxicos, e permite, por exemplo, um aquecimento que leva entre 8 e 12 horas, sendo que o método tradicional demora entre 36 e 48 horas. Já o esfriamento, ou a convergência entre quente e frio dos ambientes de produção das aves acontece em apenas 30 minutos. Bom para o manejo, para os animais e para quem trabalha no local.

A Instalight oferece esse controle total da  climatização do setor de avicultura via controle aplicativo, de forma sustentável, dinâmica e eficiente. A melhoria na criação/produção com a retirada dos lotes de frangos em menos tempo e com mais qualidade é tudo o que os produtores mais querem.

Para o diretor Neucir Luiz Machado o que mais pesou no sucesso alcançado foi a forma como a Fundetec acolheu a empresa. “A Fundetec nos deu todo o apoio, a logística e o amparo que precisávamos durante todo o processo”.

Para o diretor de Inovação da Fundetec, Rafael Amaral, essa validação de projetos e processos consolida o trabalho e o significado das ações da Fundação.

“O apoio da Fundetec é imprescindível na consolidação dessas tecnologias da avicultura e sua difusão no mercado. Numa região que é grande produtora de alimentos estamos nos tornando referência no desenvolvimento de tecnologias”, concluiu.

Com Prefeitura de Cascavel

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas