Foto: Show Rural

Show Rural de inverno é um mundo de oportunidades e conhecimento para o produtor

Débora Damasceno
Débora Damasceno

O Show Rural de inverno começou , em Cascavel, no Oeste do Paraná, e com ele vem o que todo produtor das culturas dessa estação esperam: inovação. Destinado a triticultores, agricultores, filhos e mulheres de produtores rurais, técnicos e acadêmicos, o Show Rural Coopavel de Inverno recebe neste ano 20 empresas nacionais e estrangeiras.

“O produtor rural hoje é administrador de tecnologias para sua propriedade e a inovação e a tecnologia devem ser levadas ao ponto real com um evento que o produtor possa ver, tocar e ter o convencimento. E é aí que esse evento vai proporcionar. Eles vão ver culturas específicas para o período de inverno, não somente o trigo, mas algumas outras opções que pode ter na propriedade, inclusive no setor de pastagem também. Esse evento, que está na quarta edição, é um evento que tem muitas oportunidade para celebrar justamente num período do ano que ele precisa fazer a cultura de inverno com o trigo ou outra cultura”, detalha o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

 

 

SHOW
Foto: Débora Damasceno/Sou Agro

Um dos institutos públicos presentes no evento é o IDR-PR e o presidente, ressalta a importância do Show Rural de inverno que tem como missão aproximar o produtor rural de inovações que contribuam para que ele produza mais, com menos custos e atento aos conceitos da sustentabilidade.

“O Show Rural de inverno é um ambiente de oportunidade para a gente discutir uma agricultura mais sustentável no estado do Paraná, sustentável do ponto de vista de renda, competitividade da agricultura, com materiais que proporcionem maior rendimento por unidade de área, mas também sustentabilidade do ponto de vista ambiental. A agricultura hoje ela depende de pensar para frente de práticas que proporcionem o melhor uso do solo, melhor manejo do solo, o manejo de água. Então, aqui a gente tem a oportunidade de fazer isso com propriedade”, detalha o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza.

 

show
Foto: Show Rural

Aumentar a produtividade também está entre os principais focos do Show Rural de inverno.

“Nós queremos que quem vem aqui saia daqui cultivando e saia daqui querendo e se ele quer, ele vai conseguir. E se ele não aprendeu tudo aqui, ele vai buscar, quem sabe para no caminho ensinar, buscar seis mil quilos ou mais de seis mil por hectare”, disse Rogério  Rizzardi, coordenador geral do Show Rural.

Talvez você se pergunte: mas o produtor rural está plantando cada vez menos trigo? Engano seu. O investimento está sendo cada vez maior e o município de Cascavel quer cada vez mais também apoiar os produtores para que eles possam investir nessa cultura que é uma fonte importante de renda.

“Historicamente, a gente sabe que o trigo é alto risco e nós não tínhamos material nem tecnologia para arriscar de uma forma um pouco mais arrojada, como é essa proposta do Show Rural de inverno. Hoje nós desenvolvemos uma série de tecnologias de materiais e variedades que elas são mais resistentes a todas as adversidades do inverno. E é esse o grande papel, disseminar através aqui do Show Rural de Inverno essas tecnologias, essas informações, esses materiais que estão disponíveis para que o produtor rural durante esse período de, vamos dizer assim, entressafra entre a lavoura de verão e a próxima safra, ele possa não só fazer a cobertura do seu solo porque tem alguns materiais que também são para a cobertura e até mesmo para poder rentabilizar melhor a sua atividade”, detalha Renato Segalla, secretário de agricultura de Cascavel.

LANÇAMENTO DE CULTIVARES

Quinze cultivares de trigo serão lançadas por expositores no 4º Show Rural Coopavel de Inverno. Entre trigo e outras culturas indicadas para os meses frios do ano, serão mais de 40 cultivares em demonstração, incluindo triticale, aveia, centeio, plantas de cobertura e também pastagens.

A edição de inverno é realizada com o objetivo de centralizar informações e tecnologias em um mesmo ambiente. Em um lugar no qual, além de visualizar a cultura, o produtor possa conversar com técnicos, aprimorar seus conhecimentos e esclarecer as mais diferentes dúvidas. “A Coopavel tem a inovação como marca e, por meio de eventos como esse, a cooperativa contribui para melhorar continuamente os resultados do campo, com reflexos a toda a economia”, diz o presidente Dilvo Grolli.

A OR Genética estará presente com a Geração 4×4. Os visitantes interessados em saber mais poderão conferir, em campo, as quatro cultivares preparadas para enfrentar os mais diferentes desafios: ORS Selvagem, ORS Falcão, ORS Gladiador, ORS Turbo, materiais que chegaram para modificar e melhorar as condições de qualidade industrial, sanidade e potencial produtivo. Outros materiais do portfólio ORS também estarão semeados e equipe de técnicos estará a postos para levar o máximo de informações aos interessados.

A Biotrigo vai apresentar três lançamentos: Sentinela, Talismã e Titã, materiais que vão entrar em multiplicação em 2024 e estarão à disposição dos triticultores a partir do ano seguinte. A empresa também mostrará materiais já disponíveis e que estarão à disposição dos produtores a partir do próximo plantio de inverno.

Por sua vez a Embrapa, em conjunto com a Fundação Meridional, lançará oito cultivares de trigo, duas de cevada e uma de triticale. Entre elas está a BRS Jacana da classe Pão, ideal para a fabricação do tradicional “pão francês”, farinha branca, de ciclo precoce, grão duro, moderadamente resistente ao acamamento.

Já a cultivar BRS Belajoia de ciclo precoce entrega o melhor pacote fitossanitário do mercado, permitindo a redução de custos no controle de doenças. A BRS Reponte, por sua vez, obteve o título de campeã em produtividade segundo o Ensaios Estadual de Cultivares de Trigo 2016, com resultado médio de 102 sc/ha (6.136 kg). Ela pode ser utilizada para panificação, mas também se enquadra no perfil de trigo exportação.

O EVENTO

O Show Rural Coopavel de Inverno acontece até o fim da tarde de quinta-feira, 24, no parque tecnológico da cooperativa, no km-577 da BR-277, em Cascavel, no Oeste do Paraná. A visitação é das 8h30 às 17h. O acesso ao parque e o estacionamento não têm custo. Neste ano, o almoço dos participantes também será gratuito.

(Com Show Rural)

 

 

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas