foto: reprodução internet
ESPECIAIS

Será que vai faltar diesel? Distribuidoras relatam escassez do combustível

foto: reprodução internet
Débora Damasceno
Débora Damasceno

Uma preocupação tem rondado o setor de combustível nos últimos dias: a escassez de diesel. É que distribuidoras estão relatando restrições na oferta do produto em várias regiões do Brasil, segundo a consultas informais feitas pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom)

As dificuldades na distribuição, que não chegam a causar falta de abastecimento, foram relatadas em Rondônia, Pará, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

A nova política de preços da Petrobras é apontada pelo presidente da Abicom, Sérgio Araújo, como responsável pela falta de diesel. As mudanças na estatal mantém os valores do mercado interno congelados há cerca de 80 dias, desestimulando as importações.

A Petrobras informou por meio de nota que “está cumprindo integralmente suas obrigações contratuais que assumiu junto às distribuidoras”. E que o mercado brasileiro não é atendido só por ela, mas “também por distribuidoras, importadores, refinadores, formuladores, que têm plena capacidade de atender demandas adicionais.”

O diesel s-10 é utilizado no transporte de carga, de passageiros e na geração de energia.

MG já tem relatos de falta do diesel

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) confirmou por meio da diretora do SETCEMG, Juliana Martins que já há falta do combustível.

“Já começou a faltar diesel. Está tendo uma restrição pesada e ninguém consegue atender com totalidade os seus parceiros. A Shell não consegue atender todos os clientes dela, a Ipiranga também não. Então já há uma redução na quantidade solicitada”, explica a diretora do Setcemg. Ela apontou a falta, principalmente, do óleo S10.

Preços do Diesel

O levantamento divulgado pela Abicom mostra que o cenário dos preços do diesel está defasado. A associação mostra que há uma distorção nos preços praticados hoje pela Petrobras, já que o Brasil precisa deste produto vindo de importação, por não ser autossuficiente em diesel e gasolina.

(Com agências)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)