Camila Rocha /AgroEffective
SEGURANÇA

Rio Grande do Sul lança delegacia on-line de segurança rural

Camila Rocha /AgroEffective
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Segurança é a palavra-chave. O Rio Grande do Sul é um dos primeiros estados a consolidar a iniciativa e lançou oficialmente as Delegacias On-line Especializadas em Crimes Rurais, as Agrodol. Com isso, o governo do Estado pretende facilitar o registro de ocorrências no campo e otimizar o trabalho das polícias, para a solução dessas demandas.

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, apresentou a diminuição do índice de criminalidade no campo, como a redução no abigeato em 14,4% de janeiro a julho de 2023, com relação ao ano passado, além de 15% em roubo a propriedade e 6% nos crimes contra a vida. “Mesmo com estas reduções de violência não estamos satisfeitos, e para 2024 iremos criar a Divisão de Combate aos Crimes Rurais”, anunciou.

Após a divulgação dos dados, o comandante-geral da Brigada Militar, Cláudio Feoli, e o Chefe da Polícia Civil do estado, delegado Fernando Sodré, falaram da importância do compartilhamento de informações entre as forças policiais e do trabalho das Patrulhas Rurais. Também destacaram o trabalho das Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato, as  Decrabs, que atualmente são quatro – em Alegrete, Bagé, Camaquã, Cruz Alta – e que irão aumentar para sete, a fim de atender todas as macrorregiões do estado – Campanha, Fronteira Oeste, Costa Doce e Litoral, Fronteira Noroeste, Litoral Norte e Metropolitana, Região Central e Campos de Cima da Serra.

Para a produtora rural Antonia Scalzilli, que coordena a área de segurança no campo da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), todas as iniciativas são bem-vindas e necessárias. “Tivemos grandes avanços e vamos comemorar, mas precisamos fazer mais, pois mesmo os índices de criminalidade estando menores, ainda há a sensação de insegurança. Por isso eu saí da minha propriedade para trabalhar pela segurança e irmos além, afirmou.”

Segundo o governador Eduardo Leite, segurança pública é prioridade. “Reduzimos os homicídios em 35% e passamos de 16 mil veículos roubados para cinco mil, mais de 70% de redução, algo inimaginável. O foco será agora segurança patrimonial. Não vamos tolerar invasões no campo. O estado está de prontidão para agir imediatamente. Esperamos evoluir ainda mais no aparelhamento das polícias, dar cada vez mais condições, inclusive no campo, para combater o crime com rigor, destacou.”

Ainda participaram do encontro o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, o deputado estadual Frederico Antunes, que inclusive recebeu uma placa por sua atuação como ativista na causa da segurança no campo. Ao término da solenidade foi feita a entrega de três viaturas para a Brigada Militar.

(Com Camila Rocha/AgroEfective)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)