RRRufino/Arquivo Embrapa
AGRICULTURA

Reunião de Pesquisa debate rumos da sojicultora nacional em Londrina

RRRufino/Arquivo Embrapa
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A Reunião de Pesquisa da Soja é o principal fórum da sojicultura nacional. O evento promovido pela Embrapa Soja, será realizada neste dia 23 de agosto, a partir das 8h30, no buffet Planalto, em Londrina (PR), com a presença do chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, do presidente do evento, Fernando Henning e de lideranças do setor. A partir das 9h, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, dará início à programação técnica ao ministrar a palestra intitulada Cenário Atual e Futuro da Cadeia de Produção de Soja.

A expectativa é reunir aproximadamente 500 profissionais envolvidos com a cadeia produtiva da soja – técnicos, pesquisadores, professores, produtores e acadêmicos.  A Reunião de Soja tem por objetivo apresentar os principais avanços da pesquisa, debater as dificuldades ocorridas na safra de soja e promover o intercâmbio de experiências e informações entre os envolvidos com a cadeia desse grão. Os debates serão conduzidos por palestrantes em temas estratégicos, envolvendo os desafios atuais e futuros da sojicultora, aspectos da pós-colheita, as principais inovações científicas e de mercado.

Exposição de soluções de mercado

Uma das novidades da RPS será o espaço dedicado a expositores que possam contribuir com o aprimoramento das discussões e inovações que estão surgindo no campo e no mercado. A expectativa com a exposição é promover uma vitrine tecnológica de produtos, tecnologias e soluções relacionadas aos sistemas de produção de soja

Evento paralelo

Haverá, em paralelo à programação da RPS, o evento Produção Sustentável de Grãos no Paraná, numa promoção da Federação da Agricultura do Estado do Paraná/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema FAEP/ SENAR-PR), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Embrapa. Serão realizados dois painéis abordando os resultados das boas práticas na produção de soja no Paraná Manejo de Solos em Sistema de Produção de Grãos.

Programação técnica

Em se tratando de genética avançada, a RPS irá trazer informações detalhadas sobre as aplicações da edição gênica no melhoramento genético da cultura da soja, tema a ser abordado pelo chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno.  A seleção genômica aplicada ao melhoramento da soja será abordada pelo pesquisador da Corteva, Willian Giordani. Para abordar as atualizações na legislação no Brasil e no mundo, a comissão organizadora convidou Paulo Barroso, presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
A RPS contará também com um painel dedicado à discussão sobre os níveis de manejo para fins de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc NM). O pesquisador Júlio Franchini, da Embrapa Soja, irá apresentar os fundamentos, os indicadores e os critérios para definição de níveis de manejo. Para debater os impactos da aplicação dos níveis de manejo no Zarc Soja para o Paraná, a comissão organizadora convidou o pesquisador José Renato Bouças Farias, da Embrapa Soja. Também serão discutidas as oportunidades e os desafios para a implementação do Zarc NM em lavouras de soja no Paraná. O tema será apresentado pelo palestrante Marcelo Sumyia, gerente técnico da Coamo.

No painel intitulado cenário atual da tolerância e resistência de plantas daninhas a herbicidas no Brasil e o futuro do manejo, estão previstas duas palestras sobre como está o problema nas regiões Sul e Sudeste e no Cerrado. A situação das regiões Sul e Sudeste ficará sob responsabilidade de Eliana Fernandes Borsato, pesquisadora da Fundação ABC. Por outro lado, a situação da região do Cerrado será apresentada pelo palestrante, Lucas Barcellos, pesquisador da Fundação Mato Grosso.
Para debater as oportunidades da agricultura de baixo carbono no contexto da cadeia da soja, a RPS convidou o palestrante Henrique Debiasi. Henning explica que a programação contará ainda com uma palestra sobre as perspectivas e os desafios para a produção de soja convencional. O tema será tratado pelo consultor Fernando Nauffal Filho, da Factum Consultoria.

A programação contemplará ainda um painel sobre podridão de grãos em soja em que se pretende debater o Impacto da podridão de grãos/quebramento da haste em soja na rentabilidade da fazenda e estratégias de convivência com o problema. O consultor Juliano Diniz irá apresentar a visão de quatro safras. O painel contará com uma palestra sobre os resultados da rede de cultivares para a podridão de grãos. O tema será apresentado pelo pesquisador da Embrapa Cerrados Austeclinio Lopes de Farias Neto. O painel contará ainda com a palestra sobre os Resultados da rede de fungicidas para a podridão de grãos. Tema a ser abodado por Karla Kudlawiec, da SLC Agrícola

Para apresentar o mercado de cultivares, a RPS terá em sua programação a palestra  Biotecnologia e inovação em soja: a evolução do manejo no Brasil, a ser ministrada por Ramiro Overejo, diretor de Manejo de Resistência para América Latina – Bayer CropScience. Outra temática do painel será a palestra Status atual da ocorrência de Lepidópteros pragas em soja e futuras tecnologias Bt, a ser ministrada por Antônio Cesar Santos, da Corteva.

Em relação aos benefícios e perspectivas do uso de bioinsumos na cultura da soja. A RPS terá a palestra sobre o uso de bioativos, extratos de plantas e óleos essenciais no manejo de pragas, doenças e plantas daninhas na cultura da soja. O tema será apresentado palestrante Guilherme Juliao Zocolo, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical. Outro tema do painel será o controle biológico de doenças na cultura da soja. Os desafios do tema serão debatidos na palestra do professor Flávio Medeiros,da Universidade Federal de Lavras. Com relação ao uso de biofertilizantes na cultura da soja, o painel contará com  a participação de Rafael Soares Correa De Souza, Symbiomics Microbiome Solutions. E ainda para apresentar uma visão global do uso do controle biológico de pragas em soja, o painel contará com a palestrante Amália Borsari, diretora de Produtos Biológicos da CropLife Brasil.

Haverá ainda a apresentação da sumarização dos resultados dos ensaios cooperativos de controle de doenças da soja, cuja palestra será conduzida por Hércules Campos,da UniRV. Outro destaque será o debate sobre as perspectivas da mecanização  versus modernização. Este debate contará com a palestra Tecnologia de colheita da soja, alta performance e qualidade, a ser ministrada por  Carlos Cabral, gerente de Marketing Produto Colheitadeiras New Holland e na sequencia haverá a apresentação das tecnologia de plantio: experimentação on Farm. Tema que será conduzido por  Victor Wilson Palaro, coordenador digital da COCAMAR.

Outros temas a serem debatidos são: Irrigação na cultura da soja, Produção sustentável de grãos no Paraná, crescente uso de drones agrícolas de pulverização e secagem de sementes e grãos. Outro ponto alto será a palestra sobre o “Estado da Arte da Produção Sustentável de Soja”, a ser ministrada pelo produtor Ricardo Arioli e consultor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO).

(Com Embrapa)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)