AGRICULTURA
Programa incentiva a criação de startups para produção de café
Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Avança Café, programa que incentiva a criação de startups para operar na cafeicultura brasileira. O Programa, promovido pela Embrapa Café e Consórcio Pesquisa Café, será oficialmente lançado por ocasião do aniversário da Embrapa Café, no dia 30 de agosto, em Brasília.
Executado nos parques tecnológicos das universidades federais de Viçosa (UFV) e de lavras (UFLA), o Avança Café incentiva jovens universitários a criar empresas no modelo startup para trabalhar em soluções inovadoras para todo o ciclo de produção do café, da lavoura à xicara.
- Produtora que tirava manualmente mais de 100 litros de leite por dia ganha ordenha mecânica
- Donos de fazendas são autuados após flagrantes de trabalho escravo
Com 10.386 pessoas impactadas, 900 horas de capacitação nas edições anteriores, a iniciativa já é apontada como um sucesso na cafeicultura nacional, tendo sensibilizado mais de nove mil pessoas e acelerado 65 projetos de novas startups. Doze novas empresas aceleradas no Programa já estão operando no mercado brasileiro.
O Avança Café é um programa de aceleração de startups executado no âmbito das estruturas do TecnoPARQ da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do LavrasTec, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Nesta quinta edição o programa busca impulsionar novas soluções para a cafeicultura brasileira, reunindo o conhecimento técnico e prático para sensibilizar e captar ideias inovadoras para a cadeia produtiva, do campo à xícara. Neste ano, o programa terá duração de 12 semanas, com mentorias e qualificações no processo de desenvolvimento das startups, além do suporte acadêmico oferecido aos participantes.
Esta edição terá premiação de quase 40 mil reais, tradicionalmente oferecida pelo Sistema Siscoop/OCB, os quais serão distribuídos entre os três primeiros colocados. A ideia é que a premiação seja investida no desenvolvimento da startup, para ajudar na aceleração dos negócios da nova empresa. Os requisitos para participar do programa constam no edital e o formulário de inscrições pode ser acessado aqui.
(Com Embrapa)