Nada de “Gripe Suína e Gripe Aviária”: Projeto que proíbe nome de animais em doenças é aprovado

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Assessoria Câmara dos Deputados

​A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (23) o PL 2701/2021 de autoria do deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) que proíbe nomear doenças infecciosas com o nome de animais, que não são causadores dessas doenças e sim, apenas seres atingidos por elas.
Para o deputado Sérgio Souza a medida é urgente em vista dos preconceitos e até mesmo dos casos de violência contra os animais. “Temos visto mortes intencionais de animais noticiadas em diferentes locais do país. São crimes contra a fauna, cometidos por ignorância e que podem ser desestimulados com medidas simples, como os cuidados com a nomenclatura aqui propostos”.

Um dos casos citados no projeto é o da monkey pox, ou “varíola dos macacos”. Apesar do nome, a doença não ganhou notoriedade por se originar em macacos, mas sim porque infectou macacos de laboratório na Dinamarca.
O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, sendo aprovado segue para análise do Senado Federal.

(Com Câmara dos Deputados)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias