Foto: Divulgação
AGRONEGÓCIO

Livro traz informações técnicas atualizadas sobre agricultura de precisão

Foto: Divulgação
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A Embrapa lançou um livro sobre Agricultura de Precisão no Congresso de Melhoramento de Plantas. Com o título “Melhoramento de Precisão – Aplicações e Perspectivas na Genética de Plantas”, a publicação foi produzida em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPGGMP) e da Escola de Agronomia da Instituição. A obra está disponível no formato digital no site da Embrapa, de forma gratuita, e se destina tanto a estudantes (graduação e pós-graduação) quanto a profissionais da área.

Contendo 12 capítulos escritos em português, assinados por 35 doutores, da Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Soja e de diversas instituições de ensino e de pesquisa do Brasil, EUA e Canadá, o livro começou a ser escrito há pouco mais de um ano, em 21 de julho de 2022, trazendo, assim, as informações técnicas mais atualizadas para o momento. Os Editores Técnicos da obra são o pesquisador Cláudio Brondani (Embrapa Arroz e Feijão) e o professor Rafael Tassinari Resende (UFG), esse último, tendo feito a apresentação no evento de lançamento, durante a Sessão Solene de abertura do 12º Congresso Melhoramento de Plantas.

Como o prefácio da obra afirma, a Pesquisa entrou na era do Melhoramento de Precisão que, mais do que ciências de Engenharia Genética, hoje lança mão de múltiplas altas tecnologias de campo e laboratório, como a inteligência artificial, geoprocessamento e marcadores genômicos hiper densos. Estes instrumentos modernos permitem a coleta de grandes volumes de dados, análise precisa e rápida, e a tomada de decisões mais informatizadas e direcionadas do que nunca! Além disso, a combinação desses recursos potencializa ainda mais a seleção de características desejáveis, acelerando o desenvolvimento de variedades de plantas mais produtivas, resistentes a doenças e adaptadas às mais diversas condições ambientais.

Segundo Cláudio Brondani, a atuação no campo do melhoramento de precisão, exige do profissional experiências relacionadas à genômica, fenômica, ciência de dados e inteligência artificial, entre outros, além de dominar ferramentas avançadas de melhoramento genético. “Estas são áreas contempladas neste livro e esperamos contribuir para que os leitores possam assimilar e aplicar esse conhecimento em seu cotidiano, melhorando, assim, os resultados de seus trabalhos”, diz o pesquisador. O ideal, de acordo com Brondani, é que estudantes que se familiarizarem com alguma dessas áreas possam, ao longo do tempo, se especializar e, futuramente, integrar nova geração de profissionais que contribuirão para o desenvolvimento da pesquisa no país.

Com Embrapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)