Fotos: Cleiton Lopes/Secom

Força Nacional vai apoiar combate incêndios e aperta o cerco contra desmatamentos

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Fotos: Cleiton Lopes/Secom

Militares da Força Nacional vão apoiar o governo do Acre no combate a incêndios e desmatamentos na região. A medida do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (21).  Segundo a portaria, os militares enviados pelo Governo Federal vão atuar por 90 dias nas ações de combate aos incêndios florestais e às queimadas, nas atividades em defesa do meio ambiente e nos serviços de preservação das pessoas e do patrimônio.

Dados do Imazon, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, apontam redução de 35% no desmatamento no Acre, período entre agosto de 2022 e julho deste ano, quando comparado ao período anterior, entre 2021 e 2022. Mas mesmo assim, esse tipo de crime representou, no estado, 18% do total ocorrido na região da Amazônia Legal que contempla, além do Acre, os estados do Pará, Amazonas, Rondônia, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Tocantins e uma parcela do estado do Maranhão.

No último dia 5 de julho, o governo acreano decretou situação de emergência ambiental até dezembro de 2023 como medida preventiva aos incêndios florestais no segundo semestre quando diminuem as chuvas no estado. O decreto se baseou em dados do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental, que mapearam focos de queimada e alerta de desmatamento em dez municípios acreanos, que representam quase a metade das cidades do estado.

A atuação da Força Nacional ocorrerá em cooperação com o Corpo de Bombeiros, reforçando as ações do governo do Estado. O governo do Acre proverá a infraestrutura necessária para a atuação da Força Nacional de Segurança Pública. O contingente a ser disponibilizado seguirá o planejamento estabelecido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, subordinada à Secretaria Nacional de Segurança Pública, que faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública

(COM AGÊNCIA BRASIL)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas