Dia do Gato: saiba como alimentar corretamente os felinos
Em 2002, a International Fund for Animal Welfare (Fundo Internacional para o Bem-estar Animal) criou o Dia Internacional do Gato (08 de agosto) para incentivar a adoção de gatos e conscientizar as pessoas sobre as necessidades e peculiaridades dos felinos.
No entanto, ainda são muitas as dúvidas sobre como alimentar os gatos. Pois bem! A alimentação do bichano deve satisfazer suas necessidades diárias de gasto energético ao mesmo tempo em que lhe proporciona prazer e saciedade. Por isso, é importante que o tutor saiba quantas vezes o gato tem que comer por dia!
É comum o tutor se perguntar qual é a melhor forma de oferecer a comida, se existem variações entre filhotes, adultos e idosos, se pode deixar a comida à vontade e como fazer para o gatinho não engordar. Nós vamos responder a essas e a outras dúvidas, continue nos acompanhando.
Como o gato selvagem se alimenta?
Para saber quantas vezes o gato tem que comer por dia, vamos entender como seria sua alimentação em vida selvagem. Isso porque o bichano ainda está em processo de domesticação, por isso, seu hábito alimentar é muito parecido com o de seu ancestral.
Na natureza, a mamãe alimenta seus filhotes e os ensina a caçar dos seis aos nove meses. Durante esse tempo, os filhotes se alimentam com uma frequência diferente da mãe. Depois, cada um segue seu caminho e passa a se alimentar como um adulto.
- Exportação brasileira de frango aumenta e Paraná se mantém no topo do ranking no setor
- Carne halal: certificação exigida pelo mercado muçulmano pode impulsionar exportações do Paraná
Os felinos adultos comem pequenas presas várias vezes ao dia e percorrem algumas centenas de metros, podendo chegar até a andar quilômetros para caçar. Suas presas possuem 52% de proteína, 46% de gordura e 70% de água. Eis um dos motivos por que o gato bebe pouca água.
E em casa, como podemos alimentar o gato doméstico?
Devemos fazer a alimentação do gato ser a mais próxima possível de sua fisiologia natural. Então, o ideal é fornecer pequenas quantidades de ração espalhadas ao longo do dia. Quanto mais fresca a sua comida, mais prazerosa será sua refeição.
Porém, dependendo da rotina do tutor, talvez isso não seja possível. Por isso, quantas vezes o gato come por dia depende da quantidade de vezes que você pode colocar a ração no pote de comida do bichano.
Além disso, é preciso respeitar a idade do gatinho. Filhotes comem mais vezes ao dia, e idosos, menos. O nível de atividade do bichano vai influenciar na quantidade e também na frequência das refeições.
Bebês recém-nascidos comem muitas vezes ao dia!
Se você quer saber quantas vezes o gato tem que comer por dia e tem um bebezinho de até 15 dias, saiba que ele deve comer muitas vezes — algo em torno de 8 a 12 ao dia!
De quantas em quantas horas o gato deve comer? Se ele estivesse com a mamãe, ela estaria sempre à disposição para amamentá-lo. Então, o tutor deve alimentá-lo com o sucedâneo do leite materno com mamadeira para gatinhos a cada duas ou três horas por dia.
Gatinhos filhotes têm muita energia!
Quantas vezes dar comida para gato filhote? Conforme o bebê vai crescendo, ele começa a comer porções maiores e com menor frequência. Então, o tutor pode alimentá-lo a cada quatro horas a partir da segunda semana de vida.
Já em torno dos 30 dias, o bebê come por volta de cinco refeições ao dia e é possível iniciar a papinha desmame. Alterne o sucedâneo com a papinha nas refeições e sempre deixe água à disposição para que o gatinho se acostume com ela.
O bebê cresceu, e agora?
Agora, é possível alimentar o bichano de duas formas: ad libitum ou em horários fixos. A alimentação ad libitum é fornecida conforme a vontade do gatinho. Essa forma é adequada para animais que não são glutões. Caso contrário, ele pode ficar obeso.
Se a opção da alimentação à vontade for adequada para o gatinho, procure não colocar toda a quantidade diária de comida de uma vez em seu pote de comida. O gato gosta da crocância e do cheiro de ração fresquinha.
Já a alimentação com horário fixo é uma boa solução para gatos que não controlam muito bem seu apetite. Por outro lado, é a forma que mais exige dedicação do tutor, pois ele precisa servir o bichano todos os dias no mesmo horário.
No caso de animais jovens, até os seis meses, o tutor deve oferecer de quatro a seis refeições por dia. Se o bichano não bebe muita água, a ração úmida deve ser oferecida diariamente para suprir suas necessidades desse líquido.
Como alimentar os gatos adultos, idosos e castrados?
A frequência de refeições diárias para esse grupo praticamente não muda, mas seu tipo de alimento, sim. Para cada fase da vida, é preciso oferecer a dieta correta para que o animal continue bem-nutrido.
Nesse caso, para saber quantas vezes o gato tem que comer por dia, considere o peso ideal do pet, se ele é ativo ou sedentário, e qual tipo de alimento você vai oferecer. Se o alimento for Super Premium, por exemplo, as quantidades diárias serão menores.
E se o gatinho for obeso, como alimentá-lo?
Para o bichano obeso, é preciso controlar rigidamente sua dieta. A alimentação correta para gatos nessa condição deve ser própria para perda de peso e não incluir rações light, que são para uma etapa posterior à perda de peso.
O gatinho que está de dieta pode ser muito convincente ao pedir comida, por isso, as refeições devem ser fracionadas. A dieta será mais efetiva quando realizada e calculada por um veterinário de confiança, já considerando o peso-meta que o gatinho deve alcançar.
Com Petz