Foto: Assessoria
PECUÁRIA

Cuidados na alimentação são essenciais para reprodução de novilhas

Foto: Assessoria
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Muitas pessoas não sabem, mas as novilhas têm um peso ideal para a primeira monta, e não esperar esse processo pode acarretar sérios danos ao animal que tem uma importante participação na pecuária, seja para aleitamento, gado de corte ou na própria reprodução de bovinos.

A médica veterinária da Reino Rural Saúde no Campo – franquia especializada em produtos agropecuários – Fabiana Sabino, explica que diferente do que ainda se vê em alguns casos no campo, é que o momento ideal de colocar as novilhas para cruzar tem a ver com o peso e não com a idade. Tudo isso porque o corpo da novilha tem que estar totalmente desenvolvido para o processo reprodutivo.

“O primeiro cio não é indicado colocar as novilhas para cruzar, porque mesmo elas tendo o cio, elas ainda não têm o corpo totalmente desenvolvido, por isso qualquer cio antes do peso ideal deve ser desprezado. Caso contrário, há o risco de o pecuarista perder esse animal, no sentido da expressão máxima da genética das novilhas. A partir do momento que o animal cruza e no processo de gestação, ele não irá crescer mais. Então se esse animal tinha a capacidade de produzir muito leite ele ficará sendo um animal inferior, já que produzirá bem menos leite do que a genética dele permite, simplesmente porque o corpo desse animal não acabou de crescer”, afirma a médica veterinária que orienta que raças grandes como holandês, tenham em média acima de 320 kg para cruzar, e para raças médias, como Gir o indicado é acima de 270 kg.

Nutrição adequada

Para que as novilhas se desenvolvam bem durante esse processo a nutrição precisa ser muito bem estabelecida, já que esse animal precisa ter todos os seus níveis nutricionais atendidos, tanto para conseguir o desenvolvimento próprio como também o desenvolvimento da atividade leiteira. Então o recomendado pela especialista é ter forragem (capim ou volumoso) de boa qualidade, complementação com dieta de boa qualidade, e tudo isso para que a novilha consiga o desenvolvimento pleno.

Afinal, ter os nutrientes necessários é capaz de evitar diversos problemas nas novilhas, como retenção da placenta, abortos e distocia bovina, que é a dificuldade de expulsar o feto durante o parto. Para manter a saúde da novilha nesse sentido, o indicado também é nutrir esses animais com fósforo e cálcio. O fósforo auxilia a novilha a ter uma boa fecundação, enquanto o cálcio permite ao bezerro uma estrutura óssea adequada.

“Conforme a produção leiteira também é ideal a utilização de um bom concentrado que atenda todas as necessidades do que está acontecendo no momento, que é a lactação, o restante do seu crescimento e a recuperação do parto, até porque na primeira lactação o volume de leite costuma ser menor. Para isso, os produtos da Reino Rural que atendem muito bem essa fase são a linha Super Premium Leite e o VS Super Premium Phós”, diz Sabino.

O Super Premium Leite é uma suplementação indicado para compor formulações de suplementos e rações para alimentação de bovinos de leite em lactação, tendo sua composição composta por vitamina ADE e B12, calcário calcítico, probiótico, entre outros. Já o VS Super Premium Phós é indicado para animais leiteiros que não estão em fase de lactação, tendo em sua composição sulfato de cobre, cobalto, zinco, ferro, manganês, etc.

Após um parto normal, sem a necessidade de assistência humana e com uma nutrição adequada para que esse animal se desenvolva bem, ele estará totalmente apto a ter uma nova gestação em média cerca de 90 dias.

Com Assessoria

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)