Chuva acima da média pode dificultar colheita e controle de doenças nas lavouras
A chuva não vai embora tão cedo, ao menos é o que indica a previsão do tempo. Neste sábado, uma frente fria que avança na altura do Sul do País, se aproxima do Paraná. Isso deve causar algumas chuvas sobre regiões mais ao sul do estado.
Além disso, a expectativa de chover em excesso gera preocupação com a colheita e controle de doenças nas lavouras: “Então a chuva está ficando frequente. Isso pode ajudar quem tem horta comercial, pastagem. Mas prejudica um bom desenvolvimento das culturas de inverno por quê? Eles não eles gostam de água mas não frequente, isso acaba favorecendo a doença e também atrapalha na parte da qualidade do trigo na fase final. Principalmente quem já tiver trigo em enchimento de grão. Quando chega do dia 16 a 25 aumenta a chuva em todo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pega São Paulo, Mato Grosso do Sul. Então na medida que a gente se aproxima da segunda quinzena de agosto vai aumentando a frequência e a intensidade e vai tendo mais dificuldade pro controle das doenças e quem tiver na colheita também vai ter a dificuldade nesse sentido. Principalmente da metade pro Sul do Paraná”, explica o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho.
- Dono de fábrica morre esmagado por toneladas de queijo
- Protagonismo do Oeste: cinco das melhores cooperativas do mundo estão aqui
Com a nova frente fria em deslocamento mais ao Sul do País, essa instabilidade fica a partir do oeste e sudoeste. Esta condição sai mais para o mar entre o Uruguai e RS, e as chuvas no Paraná, se concentram mais sobre a metade ao sul do estado.
“Nós temos áreas de chuva um pouquinho abaixo da metade pro Sul do Paraná. Bem em todo centro-sul e sudoeste, oeste do Paraná, uma parte dessa chuva é hoje, amanhã vai passar uma frente fria, ela vai passar pelo estado, quando ela chega no norte do Paraná, a chuva é muito fragmentada então nessa região aqui muitos locais podem passar sem chuva nesse fim de semana. Já em outras regiões a chuva já é um pouco mais certa e bem mais significativa. Com granizo, o vento já tivemos hoje, ainda pode ter. No sábado também não dá pra descartar. Domingo na madrugada, amanhã tem alguma chuva nessa região aqui, depois melhora. Aqui no sudoeste. Boa parte do domingo é bom. Terça, quarta, quinta, tempo bom em todo o estado. Sexta-feira entra uma frente fria, entre sexta, noite e sábado, ela atravessa o estado do Paraná teremos aí condições de chuva trovoada, algum risco de alguma trovada mais forte. Uma parte dessa chuva é em consequência dessa frente também. Provavelmente teremos uma chuva também lá pelo dia 22, 23”, explicou Coutinho.