Boletim Climático
Atípico é pouco: Agosto surpreendeu e o frio veio só no final
O mês de agosto foi considerado um dos mais quentes dos últimos anos, com temperaturas que passaram dos 30° em várias cidades do Sul do Brasil. Um inverno completamente atípico, em que os casacos e cobertores ficaram praticamente de lado.
Mas para não terminar desapontando aqueles que gostam do friozinho, Agosto, em sua última semana trouxe surpresas. O calor deu trégua e fez frio pra valer em algumas regiões. São José dos Ausentes registrou -6,5ºC nesta madrugada. Em São Joaquim, na serra catarinense fez -5,5º e 1º em Palmas, no Paraná, com direito a geada.
- Show Rural de inverno é um mundo de oportunidades e conhecimento para o produtor
- Só delas: 15 de outubro passa a ser o Dia da Mulher Agricultora Paranaense
Segundo o agrometeorologista, Ronaldo Coutinho, ao longo desta semana os paranaenses terão dias secos, sem previsão de chuva, principalmente no Oeste e Sudoeste do Estado.
Para amanhã o Simepar aponta uma maior variação de nuvens sobre o Norte do Estado, único setor onde pode acontecer precipitação fraca e isolada.
Mas calma, em breve tem mudança e setembro deve entrar com tudo. A semana será chuvosa, com volumes e frequência acima da média. A chuva deve chegar a partir de sexta-feira, acompanhada de trovoadas, raios e até podendo haver granizo. Sábado e domingo prometem ser bem molhados. Tudo isso requer planejamento por parte dos produtores. Em relação às temperaturas, as madrugadas permanecem frias, mas nada muito intenso.
SUDESTE
Todas as capitais do Sudeste terão uma diminuição mais significativa tanto nas mínimas quanto nas temperaturas máximas. Depois de vários dias seguidos de calorão, os termômetros na cidade de São Paulo, não vão passar dos 16/22°C nestes próximos dias. A cidade do Rio de Janeiro também sentirá o impacto do tempo mais nublado e do ar frio, as máximas ficam em torno dos 20 a 24°C, pelo menos até meados desta semana. Muitas nuvens irão se formar nos próximos dias e tem atenção para chuva fraca a moderada por toda a costa do Sudeste. As capitais, Belo Horizonte e São Paulo, Rio e Vitória, terão uma semana com muita umidade e previsão de chuva.
(Com Simepar e Climatempo)