PECUÁRIA
Adubação eficiente de pastagens pode aumentar produtividade pecuária
Estratégias de adubação são algumas das principais ferramentas para incrementar a produtividade da pecuária nacional, com baixo impacto ambiental e sem necessidade de avançar para novas áreas. Ao optar pela nutrição de pastagens, o desempenho animal também tem ganhos significativos, independentemente do objetivo da criação.
No caso da atividade de cria, o potencial de rentabilidade é enorme quando a taxa de lotação está atrelada a índices de reprodução altos, ou seja, em áreas com maior número de bezerros por hectare. “A adubação de pastagens e o consequente aumento da produção de forragem tem como objetivo principal o ganho de peso e fertilidade, melhora na fisiologia reprodutiva, maior produção de leite, perfeito manejo proteico e energético das dietas e desenvolvimento de um bezerro concomitante à uma nova gestação”, explica Sabrina Coneglian, gerente de Pecuária da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados do mundo. “Tudo isso só vai acontecer se a nutrição do solo estiver equilibrada.”
- Saiba como conter avanço da principal doença que afeta plantios de cítricos
- Nova plataforma vai colaborar com conservação e restauração da biodiversidade do PR
Para uma boa produtividade é importante usar espécies forrageiras distintas, adaptadas às condições do bioma local, mas essa eficiência pode ser potencializada com uma velocidade maior de taxa de acúmulo (produção/crescimento do capim por dia) com o uso de fertilizantes. Assim será possível alcançar o binômio entre ganho de peso e taxa de lotação, que torna o sistema à pasto mais produtivo, mais rentável e mais sustentável.
Sabrina lembra que a produção de pasto varia ao longo do ano, devido a fatores como clima, épocas de chuva, de frio, de calor, luminosidade, e é preciso encaixar a demanda de consumo dos animais a esse cenário. “Uma das estratégias para equalizar essa situação é o planejamento alimentar e uso de insumos com tecnologia e estratégias de manejo que maximizem a produção de pastagem para os animais”, orienta. “A fertilização de espécies forrageiras é uma das principais práticas para garantir maiores taxas de lotação na mesma área de produção.”
A linha MPasto é desenvolvida especialmente para a adubação da pastagem. Com ela, o rebanho ganha peso e o lucro aumenta ao produtor rural. A linha conta com cinco produtos exclusivos: MPasto Super, que é um fertilizante fosfatado com cálcio solúvel que contribui para o condicionamento do solo em subsuperfície ao longo do tempo; MPasto Nitro, um fertilizante nitrogenado de alta concentração à base de ureia estabilizada com inibidor de uréase; MPasto Max, que é fonte de nitrogênio, fósforo e enxofre na forma elementar e de sulfato, é o fertilizante ideal para sua pastagem, MPasto Base, que por sua composição diferenciada, promove melhora em produtividade, amplia o transporte de nutrientes, resultando em forragens de maior valor nutricional; e MPasto Start, que proporciona melhor enraizamento e estabelecimento das forrageiras, sendo uma ótima solução para a manutenção, recuperação e reforma das pastagens.
Com Assessoria