Foto: Polícia Federal
SEGURANÇA

Tudo ilegal! Azeite, carvão e produtos de origem animal são apreendidos em operação

Foto: Polícia Federal
Débora Damasceno
Débora Damasceno

Na última semana, policiais federais realizaram mais uma operação de repressão ao contrabando de mercadorias argentinas, em atuação conjunta com servidores da Receita Federal, Polícia Militar e Ministério da Agricultura e Pecuária.

A operação ocorreu na região da Aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves, em Foz do Iguaçu/PR, onde os policiais e demais servidores fiscalizaram diversos veículos e condutores que trafegavam pelo local. Na ação, foram presas duas pessoas em flagrante pelo crime de contrabando e foram apreendidos dois veículos e três motocicletas carregados com diversas mercadorias de origem da Argentina, como carne, e azeite.

 

Cumpre esclarecer que é proibido importar produtos de origem animal que não possuam certificação sanitária e carvão sem licença do órgão ambiental. Ademais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou resolução que proíbe a comercialização do azeite de uma marca específica em virtude de diversos laudos que atestaram que o produto não obedece às características mínimas de qualidade.

Os presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR para a lavratura do auto de prisão em flagrante. As mercadorias e veículos foram encaminhados à Alfândega da Receita Federal para os procedimentos fiscais cabíveis.

(Com Polícia Federal)

(Débora Damasceno/Sou Agro)