Foto: Canva
SOU AGRO MULHER

Presença feminina no agro ganha ainda mais força com trabalhos da comissão das mulheres da CNA

Presença feminina no agro ganha ainda mais força com trabalhos da comissão das mulheres da CNA
Débora Damasceno
Débora Damasceno

Em março deste ano mostramos aqui no Sou Agro que a comissão das mulheres da CNA tem uma cascavelense como integrante da coordenação, Beatriz Orso.

Mas o Paraná tem uma grande representação das mulheres no agro e Simone de Paula é a vice-presidente da comissão nacional da CNA e faz parte da comissão feminina do Sindicato Rural de Rondon. Em passagem por Umuarama, Sirlei Benetti bateu um papo com ela para falar um pouco de como estão os trabalhos e o que esperar daqui pra frente. Afinal 33% das propriedades rurais são gerenciadas por mulheres e cada vez mais esse número tem crescido.

“Foi algo assim que eu aceitei o convite da nossa Federação aqui do Paraná e foi um orgulho porque vem como exemplo do trabalho que nós estamos fazendo aqui no Paraná. Então nós somos exemplo para as mulheres do Brasil e hoje nós estamos lá. Então o intuito é levar essa mulher do agro, levar essa tecnologia que tem no agro, fazendo a mulher para participar dos cursos, participar dos dias de campo, participar do agro e também colocando a mulher hoje dentro das federações, fortalecendo a mulher nesse quesito de estar dentro dos sindicatos e trazer a mulher também para o Sindicato rural de todos os Estados do Brasil”, disse.

O Paraná tem sido exemplo para o Brasil. E tudo isso começou com o trabalho feito aqui no estado através da Faep, das comissões femininas.

“Nós começamos o trabalho aqui dentro da Faep e a CNA teve a percepção de que há necessidade de ver que as mulheres estavam buscando estar participando do agro dentro dos sindicatos. Ela teve a ideia de criar a Comissão Nacional e a nossa federação me fez o convite e eu aceitei esse desafio de estar lá levando o nome do Paraná, levando toda a nossa estrutura, que hoje é um exemplo para a formação de novas comissões estaduais pelo Brasil”, finalizou Simone.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)