Plano Safra: Fazenda divulga regras e entidades que operarão equalização de juros

Emanuely
Emanuely

O Ministério da Fazenda divulgou nesta segunda-feira (10) a autorização e as condições para pagamento da equalização de juros dos financiamentos rurais concedidos no ano agrícola entre 03 de julho de 2023 e 30 de junho de 2024 no âmbito do Plano Safra 2023/2024.

As regras são definidas no Diário Oficial da União (DOU). Pela lei, 21 instituições estão autorizadas a movimentar recursos do Plano Safra a taxas equalizadas pelo Tesouro Nacional.

No final de junho, o subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, havia informado que 25 instituições financeiras haviam apresentado propostas.

Em entrevista coletiva, Bittencourt destacou que neste ano as instituições financeiras apresentaram propostas de spreads “bem menores” do que nos anos anteriores, o que ajudou o governo a traçar um plano de safra – empresarial e da agricultura familiar – que ultrapassou R$ 430 bilhões na oferta de crédito . Mais de R$ 130 bilhões estão sendo equalizados diretamente pelo Tesouro”, informou o subsecretário em 29 de junho.

(Com Ministério da Fazenda)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas