ESPECIAIS
MST volta a invadir área da Embrapa em Pernambuco
O MST invadiu nesta segunda-feira (31) a estrutura doSemiárido Show, evento realizado em Petrolina (PE) pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa). Mais de 1550 grupos ligados ao MST estão no espaço da feira marcada para acontecer de 1 a 4 de agosto.
Em nota, o MST afirmou que a investida foi motivada pelo descumprimento – por parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Embrapa – do acordo firmado após as invasões destas terras em abril deste ano. A invasão foi definiada em assembleia no último domingo (30).
- Explosão em secador de cooperativa no PR causa grande destruição
- Ministro da Agricultura Familiar visita cooperativa após acidente em silos
De acordo com o MST, o acordo diz que a área seria desocupada desde parte dos dois mil hectares de terras da Embrapa fosse destinada para reforma agrária. Além disso, o MST afirma que o governo se comprometeu a fazer levantamentos de áreas da Codevasf, Chesf e Dnocs para fins de reforma agrária na região.
Outro ponto demandado é a transformação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em uma superintendência.
(Com MST)