Livro revela em detalhes os solos brasileiros
Durante o I Workshop do Projeto PronaSolos MCTI/Finep realizado na Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), entre 04 e 06 de julho, o professor da Universidade Federal de Viçosa (MG), Carlos Schaefer, entregou à chefe geral da Embrapa Solos um exemplar do livro The Soils of Brazil.
Para o pesquisador da Embrapa Solos, Ademir Fontana, um dos autores do capítulo sobre a Mata Atlântica, “este capítulo representa um texto único sobre os solos nos biomas do Brasil numa língua estrangeira. Juntamente com o livro “Pedologia – solos dos biomas brasileiros”, lançado no ano de 2015 pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, representa o principal ‘’livro texto’’ que aborda a ampla diversidade de solos brasileiros em seus diversos ‘’pedoambientes’’.
O texto conta com dados legados e novas abordagens, bem como, os solos nos diferentes compartimentos de cada bioma, que são dispostos sobre blocos diagramas representativos, como forma de ilustrar a ocorrência dos solos pela relação solo-paisagem.”
No caso dos solos da Mata Atlântica, destaca-se a ampla variedade de solos, contemplando as 13 classes de solos que compõem o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Além desta condição, que eleva o bioma como um dos mais diversos quanto aos tipos de solo, os solos neste bioma têm características e composição especiais, como o super desenvolvimento de solos de composição mineral em relevo montanhoso, somado a grande espessura da camada superficial, como observado pela cor escura e que reflete altos teores de matéria orgânica
O livro
A obra, editada por Schaefer, conta com 488 páginas, divididas em 18 capítulos, sendo que oito contam com participação de pesquisadores da Embrapa Solos. A versão em eBook custa US$ 119,00, enquanto a publicação em capa dura sai por US$ 159,99.
Este livro representa a primeira edição abrangente, em inglês, sobre os solos do Brasil, no desafio de ilustrar todos os biomas de um país de dimensão verdadeiramente continental. Além de apresentar a primeira visão geossistêmica dos solos brasileiros, em todos os aspectos geológicos, geomorfológicos e ambientais, o livro também traz uma contribuição fundamental para a discussão de temas atuais da Pedologia, como Antrossolos, Tecnossolos, tendências e sustentabilidade do manejo do solo, pedometria e técnicas avançadas de mapeamento digital de solos. Os solos do Brasil foram convenientemente estratificados em setores e tratados dentro dos diferentes biomas, sem descuidar de nenhuma área do território nacional.
Considerando os aspectos da paisagem de ocorrência, climas, geomorfologia e geologia, cada região pedológica foi fartamente documentada com dados de perfil de solo e muitas ilustrações e diagramas tridimensionais originais, feitos com cuidado pelos autores. Dentre as regiões, as mais relevantes são a Amazônia, o Planalto Central com Cerrados, as Caatingas do semi-árido nordestino, a Mata Atlântica em todas as variantes conhecidas; além disso, as Restingas, Manguezais, Ilhas Oceânicas, Pantanal e as regiões subtropicais do Pampa e Matas de Araucária. O livro é de grande importância por ser o primeiro trabalho publicado sobre solos brasileiros em inglês, mas também é de grande interesse para geólogos e geomorfólogos que estudam os trópicos e subtrópicos, devido ao ineditismo e abrangência do trabalho.
(Com EMBRAPA)