Foto: Patrícia Schober/Mapa

Força-tarefa fiscaliza 22 estabelecimentos de bebidas e fecha quatro empresas

Emanuely
Emanuely
Foto: Patrícia Schober/Mapa

Uma força-tarefa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) fiscalizou na semana passada 22 estabelecimentos que produzem vinhos e bebidas no Estado de São Paulo. Quatro deles foram fechados cautelarmente por inadequação em suas instalações, implicando em risco iminente à saúde dos consumidores, de acordo com o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). A ação ocorreu no interior, na capital e na região metropolitana.

Os auditores fiscais federais agropecuários autuaram sete fabricantes por infrações no processo de produção. Durante a operação, foram apreendidos 57.056 litros de bebidas, incluindo sucos, cachaças, vinhos e cervejas, além de 280 quilos de polpas de frutas.

Também foram coletados 131.290 litros de aguardentes de cana, sucos, vinagres de frutas, vinhos e cervejas que serão analisados nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) do Mapa, além de 21.955 quilos de polpas de frutas.

O auditor fiscal Marcelo Frederico Gonçalves Cipriano Mota, coordenador de Fiscalização de Vinhos e Bebidas do Dipov, destaca que as ações realizadas, em sua maioria de rotina, tiveram o objetivo de salvaguardar a inocuidade, a identidade e a qualidade dos produtos elaborados nos estabelecimentos fiscalizados, assegurando que seu consumo não traga riscos à saúde daqueles que os consumirem.

“Para além da garantia da segurança dos produtos, as ações de fiscalização buscam a coerção de práticas que possam representar concorrência desleal em relação àqueles estabelecimentos que respeitam os ditames legais na fabricação de vinhos e bebidas”, afirmou.

A ação ocorreu em Araraquara, Matão, Tabatinga, Colina, Lençóis Paulista, Santa Cruz do Rio Pardo, Vinhedo, Jundiaí, Araras, Limeira, Engenheiro Coelho, São Paulo, Campo Limpo Paulista, São Bernardo do Campo e Mauá.

Os nomes das empresas autuadas serão divulgados oportunamente quando os processos administrativos forem concluídos.

(Com MAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas