SEGURANÇA
Força-tarefa apreende quase uma tonelada de alimentos impróprios para consumo
Uma Força-Tarefa coordenada pela Promotoria Especializada do Consumidor, que conta com a participação permanente da Delegacia do Consumidor/DEIC e demais órgãos de fiscalização, autuou estabelecimentos comerciais no município de Erebango no Rio Grande do Sul durante fiscalização em alimentos.
Durante a fiscalização que ocorreu em dois mercados, foram vistoriados diversos alimentos sem procedência, vencidos, com a rotulagem irregular e guardados de forma inadequada. No total as equipes apreenderam quase uma tonelada de produtos irregulares. Além dos alimentos, também foram apreendidos provisoriamente medicamentos, álcool 92,8° e soda cáustica por terem a comercialização proibida em mercados.
Os produtos de origem animal impróprios para o consumo humano somaram quase 400 quilos e foram doados para o Centro de Acolhimento de Primatas e Aves (Primaves), em Pontão, para alimentação dos animais mantidos.
A fiscalização contou com participação do promotor de Justiça de Getúlio Vargas Ricardo Misko Campineiro, o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, o promotor Mauro Rockenbach, da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, servidores do Gaeco – Segurança Alimentar, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Vigilância Sanitária de Erebango, Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).
A DECON/DEIC ratifica a sua atribuição de atuar em todo o estado do Rio Grande do Sul através de fiscalizações permanentes que apurem crimes contra as relações de consumo estabelecidas no cotidiano da sociedade.
(Com Polícia Civil do RS)