AGRICULTURA
Evento discute leguminosas como alternativas para cultivo irrigado no inverno
Apresentar opções/alternativas de cultivo para áreas irrigadas na região é a proposta do Dia de Campo Hortaliças Leguminosas de Inverno que acontece no próximo dia 6 de julho na Embrapa Hortaliças – cultivares de lentilha e de ervilha forrageira serão apresentadas no evento que discutirá as vantagens da diversificação e os resultados advindos a partir dessa mudança de paradigma relacionado à eficiência da propriedade rural. Acesso para as inscrições aqui.
“A ideia por trás dessa iniciativa é oferecer ao produtor a alternativa de diversificar a sua produção no período de inverno com o cultivo de lentilha e/ou ervilha forrageira”, anota o pesquisador Warley Nascimento, coordenador do programa de melhoramento de leguminosas da Embrapa Hortaliças. Segundo ele, ambas as alternativas são interessantes – no caso da lentilha, leguminosa bastante dependente de importação, o aumento da produção nacional poderá reduzir os gastos com os grãos importados, possibilitando a redução do preço e, consequentemente, maior acesso à mesa do consumidor.
Seguindo o apontamento de novas configurações de cultivo irrigado de inverno, o pesquisador destaca a ervilha forrageira como planta para rotação e cobertura, melhorando a qualidade físico-química e biológica do solo, papel bem desempenhado pela cultivar BRS Sulina, desenvolvida em pesquisas conjuntas entre as Unidades Hortaliças (Brasília-DF) e Trigo (Passo Fundo-RS) da Embrapa. A leguminosa é indicada para adubação verde e para cobertura de solo e apresenta importantes características, de acordo com Nascimento.
“Além das características da cultivar, como rusticidade, resistência a doenças e, principalmente, volume de massa verde, a BRS Sulina proporciona significativa redução de custos aos produtores de diversas culturas, com a diminuição da dependência de fertilizantes químicos das culturas subsequentes”. Confira aqui e aqui mais informações sobre a cultivar de ervilha forrageira.
Na avaliação do pesquisador, “o investimento em novas tecnologias tem trazido dividendos para todos os atores desse processo – produtores e empresas (indústrias processadoras e de produção de sementes) e para o consumidor que passa a ter acesso a um alimento com melhor preço e maior qualidade”.
Programa:
9:30 – Recepção e entrega de material
9:45 – 10:00 – Café com grão-de-bico
10:00 – 11:00 – Visita a campos de lentilha e ervilha forrageira
11:00 – Degustação de produtos com hortaliças leguminosas
(Com EMBRAPA)