Estoques da letra de crédito do agronegócio passam de R$ 404 bilhões em maio

Emanuely
Emanuely

Os estoques da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) ultrapassaram os R$ 404 bilhões em maio deste ano, valor 62% acima do observado no mesmo período do ano passado. Esse é o título com maior estoque registrado no Boletim de Finanças Privadas do Agro de junho, produzido pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os dados são referentes ao mês de maio.

Atualmente, a LCA é a principal fonte de recursos livres do crédito rural, com participação de cerca de 25% no funding do Plano Safra 2022/2023. “Com o lançamento do Plano Safra 2023/2024 pelo governo federal, espera-se que esse título continue cumprindo o papel para o qual foi criado”, comentou o Diretor de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário, Wilson Vaz de Araújo.

Conforme a Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 5.087 de 29/06/2023, foi elevado de 35% para 50% o volume do saldo de LCA que precisa ser direcionado pelas instituições financeiras ao financiamento rural. Dos recursos relativos a esse índice, pelo menos a metade precisa ser direcionada especificamente para operações de crédito rural.

Outra novidade trazida com o novo Plano Safra, relacionada à LCA é a possibilidade de que as instituições financeiras utilizem recursos captados por meio desse título para serem equalizados pelo Tesouro Nacional, no caso daquelas linhas com juros controlados.

O Boletim de Finanças Privadas do Agro mostra que o desempenho dos títulos continua bastante superior ao observado um ano atrás. Outros títulos como Cédula de Produto Rural (CPR), Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio (Fiagro) também tiveram elevações de estoques significativas.

Para acessar o Boletim e conhecer maiores detalhes sobre as Finanças Privadas do Agro basta acessar AQUI

(Com MAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas