AVICULTURA
Estado de SP registra 12º caso de gripe aviária
Após mais de 53 mil animais inspecionados no Estado de São Paulo, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que na tarde desta quinta-feira (26), um Trinta-reis-real, ave silvestre, foi atestada positiva para a Gripe Aviária de alta patogenicidade no munícipio de Santos.
Até o momento, todos as 12 aves positivadas no Estado são silvestres e foram encontradas nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, Guarujá, Santos, São Sebastião, São Paulo e agora, Praia Grande e Itanhaém.
A Defesa Agropecuária disponibiliza em seu site, painel com panorama atualizado sobre a doença para consultas a respeito de casos confirmados e atendimentos prestados em todo o território estadual. Qualquer cidadão pode acessar o painel AQUI
Além do painel, a CDA também tem disponibilizado, diariamente, em suas redes sociais, informações atualizadas com números relacionados ao número de animais inspecionados, vigilâncias ativas, suspeitas descartadas e também em andamento.
A Defesa Agropecuária reforça que o consumo de aves e ovos não transmite a doença e pede para que a população siga as orientações do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e não toque em aves que possam apresentar os sintomas clínicos.
A infecção humana ocorre principalmente por contato direto com aves infectadas, portanto aves doentes ou mortas não devem ser manipuladas sem a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) e a Defesa Agropecuária deve ser acionada imediatamente caso ocorra alguma suspeita da doença ou identificação de aves mortas.
(Com Defesa Agropecuária SP e aviculturaindustrial )