Embrapa abre inscrições para o workshop de citricultura com ênfase no limão-taiti
Estão abertas as inscrições para o III Workshop sobre Citros, com ênfase na Limeira Ácida ‘Tahiti’. O evento é organizado pela Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) e Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA) e será realizado no dia 9 de agosto, em Petrolina, dentro da programação da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri). O workshop busca discutir o cultivo de citros no Semiárido e os avanços e desafios para a adaptação da cultura na região. As inscrições poderão ser feitas no site da Fenagri: www.fenagri2023.com.br .
O evento é coordenado pelos pesquisadores da Embrapa Débora Bastos e Orlando Passos, com carga horária de 8 horas. A programação conta com várias palestras, que abordarão temas como o cenário da citricultura no Semiárido, os porta-enxertos e as cultivares copa para a limeira ácida ‘Tahiti’, pragas e doenças dos citros, implantação e manejo do pomar, nutrição, comercialização, entre outros assuntos importantes para a cadeia.
As palestras serão realizadas no Cineteatro da UNIVASF, em Petrolina, a partir das 8h, com encerramento previsto para às 17h. Podem se inscrever produtores, técnicos, estudantes e demais interessados no tema.
A lima ácida ‘Tahiti’ é a quinta fruta mais exportada do Brasil, considerada de grande relevância para a economia brasileira. De acordo com a pesquisadora Débora Bastos, da Embrapa Semiárido, após vários experimentos e pesquisas foi constatado que os citros se adaptaram bem na região do Vale do São Francisco. Ela destaca a limeira ácida ‘Tahiti’, as laranjas, os pomelos, os limões verdadeiros e as tangerinas dentre as possibilidades para expansão de cultivos e investimentos na região.
(Com EMBRAPA)