Foto: Road Show
ESPECIAIS

Comunicadores do agro embarcam em uma imersão de conhecimento sobre o Mato Grosso

Comunicadores do agro embarcam em uma imersão de conhecimento sobre o Mato Grosso
Débora Damasceno
Débora Damasceno

Uma imersão no agronegócio do Mato Grosso, esse foi o Road Show – MT, 2023. Durante cinco dias, jornalistas e influenciadores do agro se encontraram em Cuiabá para visitar a movimentação agrícola e pecuária do estado por organização de Vicente Delgado do portal AgroNews e da Texto Comunicação

Claro que o portal Sou Agro esteve presente, representado pelas jornalistas Sirlei Benetti e Débora Damasceno. Foi dentro de um ônibus que os quase 30 profissionais de 10 estados rodaram muitos quilômetros para produção de conteúdo. Mas só deixando claro que essa reportagem aqui é só um pouco do que ainda está por vir. Em cada lugar que passamos produzimos reportagens bem especiais a vocês agronautas que vocês vão poder acompanhar nas próximas semanas.

 

“O Road Show ele foi criado inicialmente para jornalistas e depois agregamos influenciadores digitais, então podemos dizer que é uma iniciativa para comunicadores do agronegócio, cujo objetivo é tirar os profissionais da sua zona de conforto, das suas redações para ir a campo, para conhecer in loco exemplos positivos do gigante agronegócio brasileiro. Então ele começou com esse objetivo de dar uma experiência prática para profissionais de comunicação das mais diferentes regiões. Então, normalmente nós temos pelo menos 20 profissionais de dez estados diferentes. E assim é a programação também, então varia todos os anos, porque o objetivo é exatamente dar novas experiências para os profissionais de comunicação”, detalha Altair Albuquerque, fundador do Road Show.

“Para nós que realizamos o Road Show é uma experiência muito legal, porque é justamente essa intenção, essa conexão entre os veículos, essa amizade que se forma, esse network fantástico. Tudo isso está contido dentro do projeto Road Show e nós vamos fazer questão de todo ano reproduzir e trazer os colegas para o nosso estado”, conta Vicente Delgado do Portal Agronews e organizador do Road Show MT.

“Este ano nós tivemos o privilégio de investir muito em mídia, na imprensa. Nós tivemos apoio 100% da imprensa, não deixamos nenhum veículo sem dar uma ajuda para ele. E ele dá uma contribuição que às vezes as pessoas acham que nós estamos comprando a imprensa. Eu acredito que a imprensa não se cobra. Acho que a imprensa tem que ser valorizada, porque vocês são a fonte verdadeira. Eu tenho a dizer se eu criar uma história aqui e mandar num grupo essa coisa espalhada que é domínio, está no mundo inteiro e a gente não tem um conteúdo. Então, na realidade, a imprensa que nos representa são vocês que a gente pode falar, olhar no olho e temos certeza que vocês são seres humanos, são família que querem o bem do país, quer o bem da nação”, disse Celso Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá.

EXPOAGRO

O tour começou em Cuiabá na ExpoAgro, onde estiveram presentes muitas autoridades, inclusive o governador do MT, Mauro Mendes e o secretário de agricultura e pecuária, Carlos Fávaro.

Além de atrações musicais, feira de expositores, rodeio, parque de diversões e competições hípicas, a Expoagro 2023 teve uma programação técnica diversificada. Durante o Fórum das Cadeias Produtivas, que ocorreu de 10 a 14 de julho, o Sindicato Rural de Cuiabá debateu temas cruciais para o agro de Mato Grosso.

FAZENDA BOM FUTURO

Fizemos visita na algodoeira da Fazenda Bom Futuro em Campo Verde, por lá, foi possível encontrar uma imensidão de produtividade e sustenbilidade, nada é desperdiçado, cada pedacinho do algodão é aproveitado.

A história da Bom Futuro no cerrado teve início em 1982. A partir do cultivo agrícola que foi agregado valor com o processamento e a armazenagem de grãos e de algodão, com a pecuária e a piscicultura, com a produção de sementes de alta tecnologia, com a geração de energia limpa e renovável. Com propósito de: Contribuir para Alimentar, Vestir e Impulsionar o Mundo.

Depois conhecemos o projeto Sementes do Futuro que oportuniza as crianças e adolescentes residentes nas fazendas da Bom Futuro a participarem de atividades educativas no contraturno escolar, com aulas que envolvem música, esporte, cultura e educação nas unidades contempladas da empresa.

As aulas acontecem para os alunos, filhos dos funcionários da empresa, com idade escolar entre 04 a 17 anos. O Programa de contraturno escolar tem a finalidade de complementar o ensino tradicional e tem por objetivo promover oficinas educativas integradas, para filhos dos funcionários residentes nas unidades contempladas, valorizando a vivência no campo, o cotidiano das crianças participantes, proporcionando introdução ao conhecimento ambiental, auxiliando no letramento, alfabetização e operações básicas da matemática.

Também acompanhamos uma colheita de milho da Fazenda Bom Futuro e conhecemos a biofábrica que é um verdadeiro exemplo na criação de bioinsumos próprios.

UPL OpenAg®

Também tivemos a oportunidade de conhecer um projeto super legal da UPL  que é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir a missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, o portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo.

Mato Grosso

BIOATIVA

A Agricultura Bioativa, empresa mato-grossense é um grande exemplo de sustentabilidade e se dedica a transformar problemas ambientais em produtos inovadores, resíduos orgânicos em fertilizantes e insumos de alta qualidade agronômica.

Esse é o espírito por trás da empresa que tem como viés a solução ambientalmente correta e busca por novos usos de recursos. Nas palavras dos seus fundadores, a pauta principal é o conceito Mala de Rodinha: a associação de tecnologias para composição inovadora de novos produtos.

CUIABANCO E AGRO DA GENTE

Duas propostas voltadas ao agronegócio e com uma pegada diferente do que estamos acostumados a ouvir do Mato Grosso com trabalho na agricultura familiar.

Conhecemos um complexo de atendimento ao empreendedor, com diversos serviços, como o Sine Municipal, Sala do Empreendedor e a Unidade do Programa de Importação e Exportação de Cuiabá (IMEX). O Cuiabanco, programa de crédito para fomentar os microempreendedores da capital. O aporte financeiro somente para as linhas de crédito deste programa é de R$ 25 milhões.

Já o Agro da Gente, é um programa para atender mais de duas mil famílias, estimulando a agricultura familiar, promovendo o crescimento da fabricação e autoestima dos pequenos produtores da cidade, atendendo a quatro cadeias produtivas: aves, leite, frutas, legumes, verduras e peixes, com tecnologia, apoio técnico, qualificação, insumos e recursos necessários, garantindo aos consumidores alimentos certificados e com selo de qualidade.

Mato Grosso

FIEMT

O Sistema Fiemt é composto pelas entidades: Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Instituto Euvaldo Lodi. (IEL). Com a sede em Cuiabá, possui unidades em cidades polos do estado.

O objetivo do Sistema Fiemt é representar os interesses do setor industrial para contribuir com o desenvolvimento econômico, além de atender as necessidades das indústrias mato-grossenses em formação e qualificação profissional, saúde, segurança e qualidade de vida do trabalhador, educação empresarial, serviços técnicos e de tecnologia, inovação e internacionalização.

 

APROSOJA – MT

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos, constituída por produtores rurais ligados às culturas de soja e milho de Mato Grosso. O objetivo central é unir a classe, valorizando-a.

Criada em fevereiro de 2005, a Aprosoja-MT representa os direitos, interesses e deveres dos produtores de soja e milho. Para isso, desenvolve ações e projetos que visam o crescimento sustentável da cadeia produtiva da soja e do milho em Mato Grosso.

A sede da Aprosoja-MT é situada em Cuiabá, mas para facilitar a comunicação com os associados, a entidade possui núcleos regionais, instalados nos Sindicatos Rurais das maiores cidades sojicultoras do estado.

 

 

USINA DE ITAICY

Em visita as ruinas da Usina de Itaicy, Secretário Prof. Allan Kardec apresentou aspectos históricos do primeiro processo de agroindustrialização de Mato Grosso à jornalistas do agronegócio durante Road-Show.

A Revolução Industrial trouxe avanços extraordinários para o mundo, transformando a forma como vivemos e produzimos. No entanto, muitas vezes associamos esse movimento apenas às grandes potências industriais, como Inglaterra e Estados Unidos. Poucos sabem que no coração do Brasil, no estado de Mato Grosso, um pequeno paraíso industrial nasceu, dando um impulso surpreendente à região: a Usina de Itaicy.

Mato Grosso

 

(Dados das empresas e entidades: Assessorias)

(Débora Damasceno/Sou Agro)