AGRICULTURA
Colheita do milho 2° safra avança lentamente, devido a umidade dos grãos
A colheita efetiva da 2º safra de milho teve início e avançou ao longo da última semana, porém de forma mais lenta. Isso se deve à
época do plantio e à necessidade de reduzir a umidade dos grãos. A maioria das áreas está principalmente na fase de frutificação e
maturação.
Os técnicos estão otimistas em relação às produtividades, esperando que sejam melhores do que o inicialmente previsto. A colheita do feijão da 2º safra está caminhando para a reta final com a produtividade dentro da estimativa inicial.
Com a maioria das áreas em fase de maturação, é a cultura que mais tem sofrido com o excesso de umidade nos últimos dias. Quanto à cultura do trigo, ela está na fase de floração e apresenta boas condições de desenvolvimento, sem o surgimento de doenças. Uma parte foi afetada pelo temporal que atingiu a região, causando tombamento de algumas lavouras.
As chuvas também dificultaram a realização de tratamentos Fúngicos e a finalização do plantio. Por outro lado, foram benéficas para a cultura, pois as lavouras necessitavam de água para um melhor desenvolvimento vegetativo e, especialmente, para um melhor enchimento de grãos.
Sul
A cultura do feijão está em sua maioria colhida, e a produtividade média das lavouras ceifadas mais recentemente está dentro das expectativas, mas com grande variação entre os municípios.
No que diz respeito à cultura do milho, a maioria das áreas, está em fase de maturação. A colheita iniciada em alguns lugares foi paralisada devido às condições climáticas.
A colheita da batata 2º safra também foi paralisada devido às chuvas e será retomada após a melhora do clima. O plantio dos cereais de inverno está quase sendo concluído, mas a chuva causou algumas interrupções, atrasando os trabalhos.
As áreas já plantadas estão apresentando um bom aspecto fitossanitário e desenvolvimento. Os agricultores estão realizando monitoramentos e fazendo os tratos culturais necessários.
Confira o boletim completo AQUI