AGRICULTURA

Clima favorece germinação do trigo em áreas produtoras do RS e do PR

Emanuely
Emanuely

A área cultivada com trigo na safra 2023 no Rio Grande do Sul está estimada em 1.505.704 hectares, e a produtividade prevista é de 3.021 kg/ha. A cultura encontra-se atualmente em processo de implantação e a semeadura no estado, alcançou 65% da área planejada. A implementação já se aproxima dos 90% na região noroeste e diminui gradualmente em direção ao leste, com aproximadamente 70% no Planalto Médio, 30% no Planalto e menos de 10% no nordeste. Na Região Central, o índice se aproxima de 65%, e no sul do estado atinge 60%.

As lavouras que foram semeadas no final de maio e na primeira quinzena de junho apresentaram emergência altamente satisfatória e rápido desenvolvimento inicial. Algumas lavouras com plantio mais precoce já receberam adubação nitrogenada em cobertura. Até o momento, as condições fitossanitárias são consideradas adequadas.

Previsão climática para o mês de Julho no Sul

Em São Borja, 80% das lavouras já foram implantadas e a colheita do trigo está programada para ser efetuada em outubro. Nos campos de cima da serra, onde cerca de 90% da área total prevista para a região é cultivada, as áreas já foram dessecadas com o objetivo de preparar o solo para a semeadura. Essa etapa deverá iniciar nestes primeiros dias de julho e se estenderá até o final do mês.

Na região de Pelotas, as lavouras apresentam estande de plantas satisfatório e estão em fase de desenvolvimento vegetativo. Em Santa Rosa, a área semeada corresponde a 88% da área total. As condições de clima têm favorecido a germinação, o crescimento inicial e a população adequada de plantas. Ainda há áreas a serem semeadas devido à umidade excessiva e a pendências de financiamento, o que impede a realização da atividade antes da contratação dos créditos. Em razão da elevação das temperaturas, os produtores intensificam o monitoramento de pragas e doenças, buscando reduzir os danos causados por infestações de pulgões e manchas foliares.

Paraná

A expectativa para a produção de trigo ainda é de safra cheia, apesar de alguns problemas pontuais observados no norte do Paraná. A estimativa de produção é de 4,56 milhões de toneladas, 30% maior do que na safra passada. Já o ganho de área foi de 12%.

De acordo com o Departamento de Economia Agrícola (Deral), até o final de junho, o plantio evoluiu bem com 91% da área de 1,39 milhão de hectares.

Tendência do clima nos próximos dias

Na segunda metade da semana uma frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil espalhando chuvas entre o interior gaúcho e as áreas mais ao sul do Paraná. No final de semana a chuvas se espalha pelo interior paranaense com moderada intensidade e deve paralisar as atividades no campo especialmente sobre o sul e oeste do estado.

(Com Abitrigo e Agroclima)

(Emanuely/Sou Agro)