Foto: GARY PHILLIPS
CURIOSIDADES

Até o gafanhoto na trend da Barbie? Fotógrafo registra inseto raro de cor rosa

Foto: GARY PHILLIPS
Débora Damasceno
Débora Damasceno

Goste você ou não, nos últimos dias os feeds das suas redes sociais foram tomados pela cor rosa com o lançamento do filme da barbie. Em meio a tudo isso uma grande coincidência envolvendo a cor aconteceu em Llandegfan, no País de Gales. Um fotógrafo amador de 65 anos avistou um gafanhoto rosa no jardim de casa quando podava as flores.

E sabe qual a chance disso acontecer? De 1% segundo os especialistas, isso porque eles não tem a camuflagem natural na cor verde e ficam mais vulneráveis aos predadores. Estudiosos dizem que o gafanhoto raro é fruto de uma mutação genética.

“Nunca tinha ouvido falar deles. Eu tive que focar com atenção naquilo que eu tinha visto, e eu percebi que era um gafanhoto rosa — que eu imaginei que fosse muito raro”, disse o fotógrafo Gary Phillips.

O inseto é um gafanhoto-do-campo comum em todo o Reino Unido. Ele geralmente é verde, marrom, ou uma combinação dos dois, mas a mutação genética faz com que eles fiquem rosa.

gafanhoto
Foto: GARY PHILLIPS

 Paul Hetherington, do grupo ambientalista Buglife,informou à BBC internacional, a condição é causada por um gene recessivo que provoca o eritrismo: uma superprodução de pigmentos vermelhos e uma subprodução de pigmentos pretos.⁠ “É incrível ver a beleza dessas criaturas ser reconhecida. Eles são simplesmente maravilhosos”, afirmou.

(Com Agências)

(Débora Damasceno/Sou Agro)