Fonte: Pexels
Boletim Climático

Alerta para tempestades no Sul do Brasil

Alerta para tempestades no Sul do Brasil
Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

Uma frente fria trará mais chuva ao sul do Brasil nos próximos dias. É o El Niño que deve dar as caras com mais intensidade nos próximos meses e julho já começa a mudar.

Segundo o engenheiro-agrônomo e consultor do Portal Sou Agro, Ronaldo Coutinho, nos próximos dias um sistema de baixa pressão vai se formar desde o estado do Mato Grosso do Sul e deve ganhar força nos estados do Sul, com mais intensidade entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Um ciclone extratropical deve se formar entre os dois estados mais na região litorânea causando chuva e ventos fortes neste início de semana.

“Os três estados dos do Sul devem ficar em alerta entre segunda, terça e quarta-feira, mas a preocupação maior é com Santa Catarina que deve ter muita chuva. Os níveis dos rios devem subir e as pessoas devem ficar atentas para alagamentos”, ressalta Coutinho.

Paraná

Em boa parte do Paraná, áreas de instabilidade seguem atuando ao longo da semana principalmente na “metade sul” do Estado. Próximo a Santa Catarina o rico de tempestades persiste na segunda-feira. Entre o noroeste e o norte pioneiro não deve chover, e as temperaturas à tarde ficam bastante elevadas.

Nos próximos 15 dias os volumes de chuva em algumas regiões do Sul do Brasil devem ser superiores ao acumulado de 2 meses. Esse excesso de água pode causar prejuízos as lavouras de trigo, feijão e milho que estão na fase de início de colheita, principalmente no Paraná.

Na sexta-feira e no final de semana, o tempo fica estável, com baixas temperaturas. Expectativa do retorno da chuva a partir da terça-feira.

Entre a quarta e quinta-feira uma nova frente fria avança pelo Paraná, ou seja, volta a chover em todas as regiões paranaenses. Há risco de tempestades. A partir do anoitecer da quinta-feira esfria bastante, em função do avanço de uma massa de ar polar.

Para conferir a previsão do tempo em vídeo com Ronaldo Coutinho, clique aqui.

Com Simepar

(Sirlei Benetti/Sou Agro)