foto: jornalcamposoberano
SEGURANÇA

Agronegócio investe em videomonitoramento para melhor desempenho e segurança

foto: jornalcamposoberano
Emanuely
Emanuely

Segundo especialistas, o agronegócio voltou a crescer em 2023, depois de um ano com aumento de problemas climáticos e instabilidade geopolítica, e com o aumento da demanda, cresce a necessidade por maior eficiência operacional, e segurança das propriedades rurais. Para isso, as empresas do setor vêm apostando cada vez mais em soluções que auxiliam no monitoramento inteligente e automatizado.

Diante deste cenário de oportunidades, algumas empresas vem revelando ao mercado uma gama completa de produtos desenvolvidos com inteligência artificial que podem fazer a diferença no desempenho e na segurança da operação.

Segundo Mauro de Lucca, diretor de negócios da WeSafer, o segmento do agronegócio tem enfrentado diversos desafios, como roubos, invasões, problemas de gestão e riscos ambientais. Por isso, há a necessidade de desenvolver e entregar soluções digitais de visão computacional personalizadas que permitem que os agricultores e pecuaristas monitorem remotamente suas propriedades, protegendo seus ativos e otimizando sua produtividade.

Sistema de videomonitoramento inteligente, que combina câmeras de alta resolução com tecnologia avançada de análise de vídeo permite a detecção e identificação de atividades suspeitas em tempo real, como invasões, movimentações anormais e ações que possam comprometer a segurança das lavouras ou até mesmo dos rebanhos. Além disso, uma outra preocupação dos agricultores são os furtos de componentes químicos, furto de animais, máquinas, peças, entre outras perdas que impactam negativamente.

Além disso, também há a opção de adquirir a um software de gerenciamento, que permite que os agricultores e pecuaristas tenham o controle e possam fazer o monitoramento de suas propriedades de forma remota, a partir de qualquer dispositivo móvel ou computador com acesso à internet. Esse recurso proporciona flexibilidade e conveniência aos usuários, permitindo que tomem decisões rápidas e eficientes, mesmo quando ausentes das propriedades.

Os sistemas de monitoramento inteligente permitem uma visão do todo das empresas e podem ser usados desde a segurança dos trabalhadores até o controle da produção e dos recursos nas unidades, garantindo precisão, confiabilidade e a segurança das informações.

“Esses tipos de soluções fazem com que os produtores possam estabelecer uma cadeia de suprimentos transparente e confiável, assegurando a conformidade com regulamentações e o controle de qualidade proporcionando benefícios tanto para os produtores, que podem agregar valor aos seus produtos e acessar mercados mais exigentes, quanto para os consumidores, que têm a garantia da procedência e da qualidade do alimento que consomem”, finaliza o diretor de negócios da WeSafer.

(Com ideias e efeitos assessoria de imprensa)

(Emanuely/Sou Agro)