Vias rurais do Vale do Ribeira tem conservação garantida até 2025

Vias rurais do Vale do Ribeira têm conservação garantida até 2025

Emanuely
Emanuely
Vias rurais do Vale do Ribeira tem conservação garantida até 2025

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), assinou o contrato de conservação de trechos não pavimentados da PR-092 e PR-340 na região do Vale do Ribeira, atendendo os municípios de Cerro Azul, Doutor Ulysses e Tunas do Paraná pelos próximos dois anos. O investimento do Governo do Estado será de R$ 17.899.999,43, cobrindo 82,58 quilômetros.

A ordem de serviço da obra foi emitida e a empresa contratada, a LCM Construção e Comércio S/A, agora vai providenciar um plano de trabalho para aprovação do DER/PR, seguido pela instalação do canteiro de obras e mobilização de pessoal, maquinário e insumos.

Os serviços serão realizados de forma rotineira. Eles incluem regularização de leito das rodovias por patrola; escarificação, conformação e compactação do subleito das vias; cascalhamento; preenchimento de local rebaixado com rachão; escavação de valas e execução de bueiros tubulares de concreto; escavação de saídas de água, de valas laterais e de caixas de retenção; limpeza e desobstrução de bueiros existentes, entre outros.

O principal investimento do contrato é o cascalhamento com saibro comercial, praticamente metade do orçamento, que consiste na adição de material rochoso selecionado à pista de rolamento, seguido pelo espalhamento e compactação.

Este tipo de serviço visa corrigir o desgaste resultante do tráfego de veículos e a erosão diretamente na pista e deve ocorrer inicialmente já no segundo mês de contrato, e novamente a cada três meses.

As melhorias na PR-092 e PR-340 beneficiam diretamente mais de 32 mil habitantes dos três municípios, facilitando o acesso a serviços públicos nos centros urbanos, além de beneficiar o escoamento da produção agrícola local.

(Com AEN)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas